Quem não tem em mente um exemplo de um minimercado que
antigamente era visto como o melhor da região e que passou à história? Dizer
que a loja periclitou porque o seu dono não soube adaptá-la às evoluções é
certo mas, observando bem as razões do declínio da loja, podemos ver
regularmente quando as palavras simpáticas dos clientes podem matar!
O
mercado está sempre em movimento
Não vale a pena pensar que uma loja está
organizada para sempre e que dará sempre lucro. O mercado é um sítio onde a
luta é diária com os concorrentes já presentes e aqueles que aparecem sem
descontinuar. No fluxo de novos concorrentes vai provavelmente aparecer uma
nova ideia, uma nova fórmula que vai vencer, porque será mais capaz de cativar
clientes e de fidelizá-los. Certas empresas serão destabilizadas e outras
morrerão se não forem capazes de uma reação rápida.
Nada
nasce para sempre
Tudo nasce para morrer. O que pode ser
feito é tomar decisões para evitar que o fim chegue demasiado cedo. A tomada de
decisão pressupõe uma tomada de consciência que qualquer coisa deve mudar. A
lucidez é portanto o elemento essencial.
As palavras de simpatia dos clientes podem
ser picas mortais
Não se deve fiar de forma
cega nas palavras dos clientes. Mesmo na pior loja vai haver clientes a dirigir
palavras de simpatia ao retalhista. Não é por maldade, não! Apenas é por boa
educação, boa vizinhança, lembrança de um tempo que já passou, ou simplesmente
para dar ânimo. Uma loja objetivamente feia, suja, mal
organizada, com imensos produtos no chão, prateleiras totalmente obsoletas, uma
iluminação fraca…etc. não é uma loja para o futuro!
E se há clientes que dizem que assim a loja é
perfeita e que se encontram aí produtos que nem em Lisboa existem, perguntem-lhes
quanto é que gastam por mês em compras nos supermercados e comparem com o que
gastam na loja. O resultado da comparação dará uma ideia clara do que realmente
pensam os clientes da loja! O resto é conversa!
Boa
reflexão,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.