Se é verdade que “small is beautifull”, não deixa de ser verdade
que a vida ensina que o equilíbrio é a melhor maneira de coexistir. Assim “
small is beautifull” é uma solução duradora quando existe em paralelo uma umbrela
proporcionada por uma organização forte. Uma interdependência de organizações
unidas numa estrutura supra, poderosa, porque potencializa os poderes atomizados
e portanto débeis das pequenas organizações que a compõem.
Em termos
da distribuição portuguesa, EuromadiPort conseguiu dar força às organizações
que são as suas associadas e permite-lhes competir com a distribuição moderna
organizada e representada pelos grupos como a Sonae ou a Jerónimo Martins, usando
as mesmas armas. Sabendo que as 6 primeiras insígnias de distribuição em
Portugal representavam no fim de 2013, 77,10% da faturação do comércio
alimentar, (Continente 25,7% - Pingo Doce 22% - Intermarché 9,00% - Jumbo 6,00%
- Lidl 7,40% - Minipreço 7,00%), qual é a força da multidão de organizações
atomizadas pelo território de Portugal?
A Umbrela
EuromadiPort permitiu que uma multidão de grossistas independentes e de cadeias
de retalho regionais independentes tenham ainda hoje um impacto que, de uma
outra forma, teriam perdido a proveito obviamente dos grandes operadores. Por
exemplo e sem dúvida, a “Umbrela” EuromadiPort impediu que a insígnia Recheio
se tornasse o líder incontestado e esmagadoramente dominante no mercado
grossista.
É bom relembrar
a reflexão iminentemente estratégica do Engenheiro João Vieira Lopes, Diretor
Geral da EuromadiPort e também da UniMark, que trabalhou incansavelmente para
explicar o caráter vantajoso da entrada da UniMark como associada da
EuromadiPort. Não há dúvida nenhuma que ele ofereceu ao mercado grossista
independente e às cadeias do retalho independente Português, uma alternativa à
decadência e ao esmagamento por organizações fortíssimas e desejosas de controlar
totalmente o mercado.
Aliás, a
força da EuromadiPort - associada à Euromadi Ibérica, ela mesma associada à
central EMD – bem como a sua boa inserção no mercado Português, fazem com que
ela tenha vocação para federar todos os grossistas e organizações retalhistas independentes,
desejosos de tornar perenes as suas atividades.
Sem dúvida, “small is beautifull” mas a “Union make it stronger”.
RB