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domingo, 6 de abril de 2014

A Gestão da margem

Os retalhistas independentes ou associados têm o grande benefício de poder tomar decisões táticas como quiserem, para enfrentar as organizações do comércio integrado. A gestão da margem é um dos parâmetros de ação.
O problema é que existe um abismo entre ter nas mãos a possibilidade de utilizar este parâmetro e utilizá-lo de facto!

O que é o que se observa? 
Em geral, os comerciantes do comércio independente ou associado (a diferença entre as duas formas residindo sobretudo na independência total para os primeiros e no apoio recebido da organização a montante para os segundos) continuam a gerir a margem das categorias como se a taxa de margem tivesse de ser igual para todas as referências. 
É obviamente um erro, porque uma categoria de produtos é constituída sempre por referências que têm uma vida própria em termos de escoamento, de atividade comercial e também de rentabilidade. Uma análise ABC permite observar facilmente a contribuição de cada referência no seio da categoria.

O que deveria ser feito?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quanto é que vale a sua loja?

As Lojas de Pequena Dimensão (LPD) ainda podem dar frutos! A evolução da sociedade em termos de envelhecimento da população, do custo das deslocações e da normalização dos cidadãos que voltam a tentar viver com o que têm e não com o que não têm, levam as lojas de bairro, de rua, a voltarem a ser atrativas! 
A tentação do ganho fácil encontrará desilusão.
O tempo da inflação extraordinária dos valores das lojas já passou. Já não se encontra ninguém que compre uma loja de olhos fechados, só porque quer ou por medo que se calhar amanhã o preço ainda seja mais elevado. Isso já acabou. Os grandes grupos de distribuição, outrora fator de inflação do preço do m2 de loja, compram e/ou alugam lojas após um estudo de rentabilidade previsional, que dita o que eles aceitam pagar. Aliás e em aparte - se considerar os mails que recebo de vez em quando - qualquer grande grupo negocia forte e feio o que pagará! 
Não haverá grandes negócios, haverá negócios bons e razoáveis para ambas as partes.
Quer vender ou alugar a sua loja?

quarta-feira, 26 de março de 2014

Os números como meio racional de encarar as lojas

Há sempre perigo de nos afastarmos da realidade numérica que carateriza a vida de uma loja.Cada um pode dizer que a sua realidade é diferente da dos outros, mas temos de admitir que os números são brutalmente insensíveis: 2+2=4 e quem não acredita nisto ou está a errar ou é filósofo!

O rendimento ao m2 de uma loja é um elemento de base. 
Um rendimento 4000€/m2 é um indicador de fracas performances. É possível que a loja não seja capaz de sobreviver.

sábado, 22 de março de 2014

Alisuper is “coming back”

Na sexta-feira 21 de Março de 2014 terminou a formação “Merchandisisng – Ponto de venda e escoamento”, primeira fase do ciclo de formação destinado aos supervisores, gerentes e subgerentes da insígnia Alisuper. A formação teve uma duração de 28h e permitiu que os participantes abordassem vários temas de grande interesse para as suas atividades de gestor de Loja.

Os participantes mostraram um grande apetite

segunda-feira, 17 de março de 2014

EuromadiPort tem a vocação de federar os grossistas e as cadeias independentes portugueses!

Se é verdade que “small is beautifull”, não deixa de ser verdade que a vida ensina que o equilíbrio é a melhor maneira de coexistir. Assim “ small is beautifull” é uma solução duradora quando existe em paralelo uma umbrela proporcionada por uma organização forte. Uma interdependência de organizações unidas numa estrutura supra, poderosa, porque potencializa os poderes atomizados e portanto débeis das pequenas organizações que a compõem.

Em termos da distribuição portuguesa, EuromadiPort conseguiu dar força às organizações que são as suas associadas e permite-lhes competir com a distribuição moderna organizada e representada pelos grupos como a Sonae ou a Jerónimo Martins, usando as mesmas armas. Sabendo que as 6 primeiras insígnias de distribuição em Portugal representavam no fim de 2013, 77,10% da faturação do comércio alimentar, (Continente 25,7% - Pingo Doce 22% - Intermarché 9,00% - Jumbo 6,00% - Lidl 7,40% - Minipreço 7,00%), qual é a força da multidão de organizações atomizadas pelo território de Portugal?

A Umbrela EuromadiPort permitiu que uma multidão de grossistas independentes e de cadeias de retalho regionais independentes tenham ainda hoje um impacto que, de uma outra forma, teriam perdido a proveito obviamente dos grandes operadores. Por exemplo e sem dúvida, a “Umbrela” EuromadiPort impediu que a insígnia Recheio se tornasse o líder incontestado e esmagadoramente dominante no mercado grossista.

É bom relembrar a reflexão iminentemente estratégica do Engenheiro João Vieira Lopes, Diretor Geral da EuromadiPort e também da UniMark, que trabalhou incansavelmente para explicar o caráter vantajoso da entrada da UniMark como associada da EuromadiPort. Não há dúvida nenhuma que ele ofereceu ao mercado grossista independente e às cadeias do retalho independente Português, uma alternativa à decadência e ao esmagamento por organizações fortíssimas e desejosas de controlar totalmente o mercado.

Aliás, a força da EuromadiPort - associada à Euromadi Ibérica, ela mesma associada à central EMD – bem como a sua boa inserção no mercado Português, fazem com que ela tenha vocação para federar todos os grossistas e organizações retalhistas independentes, desejosos de tornar perenes as suas atividades.

Sem dúvida, “small is beautifull” mas a “Union make it stronger”. 
RB

domingo, 16 de março de 2014

TastExperience – A experiência do Excelente na Praia da Rocha em Portimão! Bonito de ver e bom para comer!

A crise não está a dar cabo da vontade de criar. Existem ainda empreendedores que arriscam porque acreditam em ideias ou em fórmulas comerciais diferentes. 
A lojaTastExperience situada na Praia da Rocha em Portimão é um exemplo da vontade de criar algo de novo em termos de produtos, de ambiente da loja, de acolhimento e de atendimento 5 estrelas pela sua proprietária, a Dª. Patrícia.
Se forem passear ou tirar umas férias em Portimão, deem um salto à lojaTastExperience e deliciem-se com o que Portugal tem a oferecer em termos de Qualidade e com o profissionalismo da Patricia! 

Contatos da loja:
TastExperience 
Av, Tomás Cabreira, Edf. Algarve Mor, Lj.24
Praia da Rocha -8500-802 Portimão
Tel.:+351925060881/2

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Produtos Dulicy
Na loja TastExperience, estão à venda os chocolates Dulcy, da empresa Dulicy. Os universos de requinte não podiam estar separados; uma loja de excelência com produtos excelentes!
Não posso deixar de falar dos chocolates da marca Dulicy por várias razões. 
- Um dos sócios criadores desta empresa é o Dr. Carlos Franco, com quem tenho relações de grande proximidade desde 1995;
- Porque o Dr. Carlos Franco não poupou (como o resto da equipa) a sua energia, trabalho e tempos livres para fazer viver esta ideia; 
- Porque os chocolates Dulicy utilizam a cortiça como elemento diferenciador de apresentação dos produtos;
- Porque cada embalagem, além de ser feita em cortiça e realçar a riqueza cultural portuguesa, propõe uma segunda utilização a destacar da própria embalagem, como por exemplo um íman de recordação ou um marcador de página. 

Contato: http://www.dulicy.com/pt

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Um grande abraço para a Dª Patrícia e para o Carlos, porque a vossa dedicação e fé forçam o respeito! 
Para o Leitor, passem lá e façam desta loja um sucesso. Será o sucesso da Patrícia, do Carlos e da sua equipa e o sucesso de todos os Portugueses! 
RB

quarta-feira, 12 de março de 2014

“Aqui é Fresco” – Soprei na Sertã, a derradeira cooperativa grossista com sucesso!

A rede “Aqui é Fresco”, iniciativa da central de compras UniMark cujo DG é o Engenheiro João Vieira Lopes, ativo defensor do comércio como Presidente da CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, está a prosseguir o seu desenvolvimento por todo o país.

Na segunda-feira 10 de Março de 2014, uma reunião de animação da rede “Aqui é Fresco” teve lugar na Sertã, com os aderentes clientes da cooperativa grossista Soprei, empresa associada da UniMark e envolvida no projeto de comércio associado, e teve como temas:
A apresentação das ações levadas a cabo em 2013; 
A apresentação das ações previstas em 2014; 
A troca de ideias com os retalhistas aderentes ao projeto; 
A reunião foi totalmente animada por Carla Esteves e António Moreira respetivamente diretora e consultor do projeto Aqui é Fresco.
Uma sessão de formação temática sobre os temas técnicos - A comunicação no Ponto de venda, O sortido e A gestão dos preços - foi animada por Richard Bordone.

Os anfitriões deste evento foram o Sr. Carlos Santos e o Sr. António Nunes, elementos-chave da longevidade da Soprei e do seu sucesso.
A sessão foi muito dinâmica, com intervenções muito pertinentes dos participantes, e refletiu o grau de satisfação dos aderentes da rede “Aqui é Fresco”, demonstrando que as soluções apresentadas correspondem às expetativas de comerciantes independentes que desejam juntar-se a uma estrutura sólida e dinâmica que lhes apresente soluções de negócio pertinentes, mas que respeite totalmente a sua natureza de comerciante independente. 

Para mais informações sobre a UniMark, www.unimark.pt 
Para mais informações sobre a rede “Aqui é Fresco”, http://www.aquiefresco.com/rede-de-lojas 

No Facebook www.facebook.com/Alojadaminharua está disponível um portfólio de fotografias sobre esta reunião.
O desenvolvimento do projeto “Aqui é Fresco” na região da Serra da Estrela prova que as LPD - Lojas de Pequena Dimensão – representam uma real oportunidade de negócio, rentável e com futuro, para quem se quiser tornar comerciante retalhista no setor alimentar.

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