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domingo, 18 de outubro de 2015
domingo, 11 de outubro de 2015
sábado, 3 de outubro de 2015
O que pode unir os grossistas tradicionais do setor alimentar?
A dinâmica dos mercados tem de ser assumida como sendo um facto contra
o qual não há argumentos!
O setor grossista português
está numa encruzilhada, em cuja saída terá de haver mudança na forma de gerir o
mercado.
A situação de partida é simples;
num país pequeno, onde a infraestrutura rodoviária era fraca, foram criadas empresas
grossistas cuja vocação consistia em armazenar mercadorias e vendê-las a milhares
de retalhistas alimentares de lojas de pequena dimensão.
Perto de 50.000 lojas
alimentares e zonas de atuação geográfica restritas justificaram amplamente a existência
de numerosos grossistas.
Desde meados dos anos 90, o
panorama mudou; as novas fórmulas comerciais modificaram o aparelho português
de distribuição retalhista com
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
domingo, 20 de setembro de 2015
Loja física e “Click and Collect”
A nossa sociedade desenvolvida entrou de forma durável num mundo
onde o real andará de mão dadas com o mundo virtual. Os consumidores reconhecem
a importância das lojas físicas mas, são cada vez mais adeptos das ferramentas tecnológicas
que facilitam as transações comerciais.
A loja física vai continuar a ser um ponto importante onde os consumidores irão ter uma relação direta com os produtos. Daí a importância fundamental:
- da teatralização do espaço de venda;
- da capacidade de sedução dos produtos no contexto da placa de venda, do corredor e da prateleira;
- da qualidade do acolhimento e do atendimento ou seja, do nível de serviço.
O “click and collect” vai ganhar cada vez mais
A loja física vai continuar a ser um ponto importante onde os consumidores irão ter uma relação direta com os produtos. Daí a importância fundamental:
- da teatralização do espaço de venda;
- da capacidade de sedução dos produtos no contexto da placa de venda, do corredor e da prateleira;
- da qualidade do acolhimento e do atendimento ou seja, do nível de serviço.
O “click and collect” vai ganhar cada vez mais
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Num mundo global .............Tudo pode acontecer
Num mundo globalizado, tudo pode acontecer. Assim, a aproximação
estratégica entre os 2 grupos de distribuição franceses, Système U e Auchan,
poderá vir a ter consequências em Portugal.
Estes 2 grupos têm um ADN
diferente, e mesmo bastante diferente, Systéme
U sendo um grupo de comerciantes associados tais como a Intermarché e
Leclerc e, Auchan sendo um grupo
integrado. Em Portugal a galáxia Auchan é conhecida através da insígnia Jumbo
mas também atua aqui em outros mercados tais como a reparação automóvel com a insígnia
Norauto, o bricolage com as insígnias Leroy Merlin e Aki, o desporto com a insígnia
Decathlon, a moda infantil com a insígnia Kiabi.
Para competir num mundo globalizado
segunda-feira, 7 de setembro de 2015
O retalho alimentar e a problemática urbana
Em conformidade com os estudos e as prospetivas económicas e demográficas,
os grupos de distribuição estão a apostar com força nos centros urbanos.
A guerra de conquista dos “majores”, Jerónimo Martins, Sonae,
Lidl e Intermarché, independentemente do formato, da insígnia ou da fórmula
comercial utilizados, vai modificar por completo o panorama do retalho
alimentar urbano.
É evidente que os
retalhistas independentes ou associados a estruturas do comércio associado
“leve”, proprietários de lojas de pequena dimensão, terão dificuldades em competir
com as grandes cadeias
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