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domingo, 18 de outubro de 2015

Conhecer a zona de atração da loja

Boa semana
RB

sábado, 3 de outubro de 2015

O que pode unir os grossistas tradicionais do setor alimentar?

A dinâmica dos mercados tem de ser assumida como sendo um facto contra o qual não há argumentos!
O setor grossista português está numa encruzilhada, em cuja saída terá de haver mudança na forma de gerir o mercado.

A situação de partida é simples; num país pequeno, onde a infraestrutura rodoviária era fraca, foram criadas empresas grossistas cuja vocação consistia em armazenar mercadorias e vendê-las a milhares de retalhistas alimentares de lojas de pequena dimensão.
Perto de 50.000 lojas alimentares e zonas de atuação geográfica restritas justificaram amplamente a existência de numerosos grossistas.  

Desde meados dos anos 90, o panorama mudou; as novas fórmulas comerciais modificaram o aparelho português de distribuição retalhista com

domingo, 20 de setembro de 2015

Loja física e “Click and Collect”

A nossa sociedade desenvolvida entrou de forma durável num mundo onde o real andará de mão dadas com o mundo virtual. Os consumidores reconhecem a importância das lojas físicas mas, são cada vez mais adeptos das ferramentas tecnológicas que facilitam as transações comerciais.

A loja física vai continuar a ser um ponto importante onde os consumidores irão ter uma relação direta com os produtos. Daí a importância fundamental:
- da teatralização do espaço de venda;
- da capacidade de sedução dos produtos no contexto da placa de venda, do corredor e da prateleira;
- da qualidade do acolhimento e do atendimento ou seja, do nível de serviço.

O “click and collect” vai ganhar cada vez mais

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Num mundo global .............Tudo pode acontecer

Num mundo globalizado, tudo pode acontecer. Assim, a aproximação estratégica entre os 2 grupos de distribuição franceses, Système U e Auchan, poderá vir a ter consequências em Portugal.

Estes 2 grupos têm um ADN diferente, e mesmo bastante diferente, Systéme U sendo um grupo de comerciantes associados tais como a Intermarché e Leclerc e, Auchan sendo um grupo integrado. Em Portugal a galáxia Auchan é conhecida através da insígnia Jumbo mas também atua aqui em outros mercados tais como a reparação automóvel com a insígnia Norauto, o bricolage com as insígnias Leroy Merlin e Aki, o desporto com a insígnia Decathlon, a moda infantil com a insígnia Kiabi.

Para competir num mundo globalizado

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O retalho alimentar e a problemática urbana

Em conformidade com os estudos e as prospetivas económicas e demográficas, os grupos de distribuição estão a apostar com força nos centros urbanos.
A guerra de conquista dos “majores”, Jerónimo Martins, Sonae, Lidl e Intermarché, independentemente do formato, da insígnia ou da fórmula comercial utilizados, vai modificar por completo o panorama do retalho alimentar urbano.

É evidente que os retalhistas independentes ou associados a estruturas do comércio associado “leve”, proprietários de lojas de pequena dimensão, terão dificuldades em competir com as grandes cadeias