Se existe um ponto negríssimo em termos de compreensão no mercado
do retalho independente de pequena e média dimensão, esse ponto é a compreensão
do interesse da MDD – Marca Do Distribuidor. Verdadeira arma para as grandes insígnias para atrair
consumidores e fidelizá-los, ela é fonte de uma gigantesca confusão em muitas
lojas do retalho alimentar!
O que
é uma MDD - Marca De Distribuidor,
A MDD
agrupa os produtos que são vendidos por uma insígnia e rotulados com o nome da insígnia.
Assim, os consumidores estão totalmente familiarizados com os produtos da Marca
Pingo Doce ou os produtos da Marca Continente. No caso de outras insígnias, tais
como Intermarché, a Marca Do Distribuidor não é tão visível porque a opção consistiu
em desenvolver marcas “umbrelas” - marcas que pertencem ao distribuidor, mas
que não projetam de forma clara o nome da insígnia.
Em qualquer
segmento, a Marca Do Distribuidor posiciona-se como o chalenger da marca líder.
Ela é portanto um elemento importante no controlo do nível de preço dos
produtos líderes. É fácil entender que um fornecedor não pode deixar que haja
uma diferença abissal entre os PVP dos seus produtos e os PVP dos produtos MDD,
por medo de perder quota de mercado.
Sendo
chalenger da marca líder, a MDD permite propor aos consumidores produtos com
bom nível de qualidade e um PVP atrativo.
O que deve fazer o retalhista para tirar vantagens da Marca Do
Distribuidor?
1-
Selecionar
o seu parceiro de negócio privilegiado
Trata-se de determinar de forma clara qual é
o grossista chave do negócio. Existem várias soluções que apresentam - como em
qualquer plano da nossa vida - “Prós e Contras”. De facto, não existe uma
solução ideal mas, provavelmente
não seria nada mal pensado dar mais importância aos grossistas que zelam pelo
sucesso dos retalhistas porque dependem deles, do que selecionar grossistas que são uma extensão de
grandes insígnias e que têm uma visão hegemónica do mercado ou, os grossistas que - perdidos
em guerrinhas do passado e donos de MDD marginais e sem hipótese de crescimento
futuro - são e serão incapazes de colocar no mercado produtos de Marca Do
Distribuidor com nível de qualidade além do Primeiro Preço.
Selecionar
o bom parceiro de negócio é também saber selecionar o grossista que melhor
saberá acompanhar, desenvolver e fortalecer a política de produtos de Marca Do
Distribuidor. Apenas os grossistas agregados a uma central forte na sua capacidade
de negociação e dinâmica na sua capacidade de escuta do mercado, poderão ser
PARCEIROS IDEAIS de negócio. Os outros, fechados sobre si, ou seja incapazes
de ver o mundo a 360º, serão provavelmente maus amigos e causadores de grandes
desilusões!
2-
Nunca
multiplicar produtos MDD no mesmo segmento
Em geral,
em cada segmento deve existir 1 produto da Marca Do Distribuidor. Mais oferta
gera confusão em termos de escolha ao nível do consumidor, confusão na gestão do stock
porque mais uma referência pressupõe mais uma caixa aberta, confusão na gestão do linear que por definição é sempre escasso nas lojas do comércio
retalhista de tipo LPD- Lojas de Pequenas Dimensões.
3-
Tratar
a Marca Do Distribuidor como elemento do património da loja
A MDD, em termos de impacto comercial,
participa no valor do Ponto de Venda. Na medida em que ela representa (ver gráfico)
33% das vendas de uma loja, ela é obviamente um elemento que dá valor ao negócio,
um valor associado à fidelização de clientes e à contribuição para a margem,
sendo verdade que os produtos de Marca Do Distribuidor libertam um lucro
superior ao produto concorrente da Marca Nacional ou Internacional.
4-
Nunca
confundir MDD e Primeiro Preço
Se os produtos da Marca Do Distribuidor são produtos que competem com as Marcas Nacionais e Internacionais em termos qualitativos e de preço, os produtos chamados “Primeiro Preço” são produtos que - por serem de preço baixo - proporcionam uma qualidade baixa e bem aquém da qualidade dos Líderes. No gráfico que acompanha este “post” podemos ver que no inicio de 2017, segundo os estudos da Nielsen, os produtos de Primeiro Preço representam apenas 1,5% do mercado ou seja uma parte muitissima fraca do negócio.
Se os produtos da Marca Do Distribuidor são produtos que competem com as Marcas Nacionais e Internacionais em termos qualitativos e de preço, os produtos chamados “Primeiro Preço” são produtos que - por serem de preço baixo - proporcionam uma qualidade baixa e bem aquém da qualidade dos Líderes. No gráfico que acompanha este “post” podemos ver que no inicio de 2017, segundo os estudos da Nielsen, os produtos de Primeiro Preço representam apenas 1,5% do mercado ou seja uma parte muitissima fraca do negócio.
Qualquer retalhista preceberá
que é mais racional cuidar do segmento MDD que vale 33% do mercado, do que cuidar
de um segmento que vale 1,5% ou seja 22 vezes menos.
Gráfico
Os
retalhistas devem perceber que os seus clientes não querem comprar o que for o mais
barato, mas sim o que for melhor pelo melhor preço e, neste caso a alternativa ideal para qualquer consumidor é a
Marca Do Distribuidor.
Link com
interesse para os retalhistas independentes, donos de lojas independentes ou
que pertencem a uma rede de comércio associado: http://aquiefresco.com/produtos
Bom
trabalho e boa reflexão
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB