É corrente ouvir dizer que o comércio do retalho alimentar deve
adaptar-se às evoluções que o rodeiam. Parece que é uma ideia simples mas, na
realidade, muitos retalhistas ficam parados por não saber nem onde nem como começar
a reflexão.
O retalhista do setor alimentar é um grande
trabalhador
Da
madrugada até muito tarde, o retalhista ativa-se na sua empresa para tentar
levar a cabo todas as tarefas que ritmam o seu dia-a-dia de trabalho. As
tarefas não faltam e os problemas também não faltam! Uma vida no centro de um
grande campo de batalha que une os fornecedores por um lado, aos consumidores
finais por outro, sendo o todo cercado por regras, leis, normas etc. Poucas profissões propõem tanta polivalência
profissional!
As tarefas do dia-a-dia tornam escasso o
tempo necessário para a reflexão dos retalhistas
De facto, em
razão do tipo de atividade, os retalhistas do setor alimentar têm uma vida
extremamente centrada no terreno ou seja nas operações – as compras, a venda, a
reposição, a gestão dos empregados – quando os mesmos existem, a resolução
diária de problemas técnicos ou administrativos.
O tempo é
o que é, e o dia tem 24 horas e nada mais!
Quem pode,
depois de 12h, 13h ou 14h de trabalho seguido, ter ainda um mínimo de fôlego,
mesmo que sejam apenas 15 minutos, para uma sessão de reflexão?
Também há que
considerar que quem passa os seus dias enfiado numa loja durante 12h a 15h,
perde pouco a pouco a capacidade de ver e analisar os erros, em termos de
layout, de organização da loja, de gestão do linear, de gestão do sortido…etc.
A
consultoria externa é a solução para os retalhistas que querem fazer evoluir o
seu negócio
-O consultor tem a vantagem de trabalhar fora da pressão
do dia-a-dia do comerciante. Ele trata de poucos assuntos ao mesmo tempo, o que
lhe permite trabalhar cada um deles com mais detalhe;
-O consultor traz com ele a sua “expertise”, fruto da
experiênça adquirida com outros projetos, portanto ele consegue ter uma
abordagem mais afunilada, conseguindo - no conjunto de casos já tratados - procurar
os poucos casos semelhantes, o que é extremamemnte importante para construir uma
reflexão de qualidade;
-O retalhista deve exigir do seu consultor as explicações
que apoiam as respetivas decisões técnicas;
-O retalhista deve poder contar com a lealdade do
consultor, para lhe propor os fornecedores adequados, ou seja fornecedores com
quem não hajam retrocomissões ocultas;
-O retalhista deve poder contar com o acompanhamento
técnico do consultor, na fase que segue a implementação das ideias técnicas.
Obviamente,
na consultoria como em qualquer atividade, é preciso ter cautela em termos de
escolha.
A força
das evoluções do comportamento dos consumidores; o aparecimento de novas tendências;
a agressividade da concorrência etc.; todos estes fatores tornam necessário o
recurso à consultoria externa para os retalhistas que querem evoluir. O montante
pago ao consultor terá de ser encarado, porque é assim que deve ser encarado,
como um investimento e não como uma despesa.
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB