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domingo, 5 de janeiro de 2014

O território de base: um tesouro subestimado pelos grossistas

Os elementos iniciais: 
- Qualquer empresa de distribuição é remunerada em função da sua capacidade de escoamento das mercadorias que tem para vender;
- Qualquer empresa de distribuição atua num mercado caracterizável quer pela sua dimensão física, quer pela sua dimensão humana, quer pela quantidade de pontos de venda. Seja qual for a característica escolhida, a unidade de trabalho geral é o “território”: o campo de batalha, o espaço físico, onde competem diferentes empresas com o objetivo claro de alcançar a liderança nas vendas;
- Existem várias formas de comércio que permitem atuar no universo retalhista, o comércio independente, o comércio associado e o comércio integrado;
- O controlo dos custos de distribuição é indispensável para otimizar os lucros operacionais; 

Em consequência:

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

As Frutarias puras, em alerta laranja!

Um destaque na imprensa sobre as Frutarias MonteCristo, do grupo Frutas Ernesto S.A., foi suficiente para que a “frutaria” seja vista como a atividade dos ovos de ouro! Grande engano!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Visual exterior e cartazes das lojas…uma nova época!

O retalho alimentar está numa fase de grande agitação; os projetos não faltam para tentar agarrar o segmento da proximidade, constituído por territórios que requerem lojas de dimensão reduzida para responder a necessidades diárias dos consumidores. 
Cada um avança com o seu projeto; os grupos organizados, quer do comércio integrado, quer do comércio associado, e também os retalhistas independentes ou associados em estruturas muito flexíveis.
Cada grupo deseja que as suas lojas sejam as mais atrativas e sedutoras para captar clientes. Dois elementos de relevo desta atração são o visual exterior e o visual interior das lojas.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Amazon Fresh, ou como reinventar a proximidade

LSA - DIGITAL RETAIL
Amazon está a avançar nos EUA com a sua nova arma de conquista do mercado – A Amazon Fresh, que consiste na venda e na entrega das mercadorias num prazo de 24h! Depois de Seattle e Los Angeles, o novo território de conquista será San Francisco. 
Depois da cultura, Amazon interessa-se pelos frigoríficos dos consumidores e será, com certeza e se a fórmula tiver sucesso, cada vez mais o amigo de todos os instantes!

Numa sociedade mundial cada vez mais agrupada nos grandes centros urbanos e, com um fortalecimento desta tendência, este tipo de projeto deveria ser uma fórmula vencedora.  
Em Portugal onde a concentração urbana é forte e onde o envelhecimento da população é patente, este tipo de atividade poderá facilmente ser implementado, rivalizando com o comércio de proximidade clássico! Aliás, hoje, o que é que pode representar melhor a proximidade, além da encomenda no tablet ou noutro suporte informático acoplada a uma entrega a domicílio num prazo inferior a 24h? (prazo que ainda poderá diminuir, com a afinação do modo operatório!).

O campo de batalha principal serão os centros urbanos, os pontos de venda clássicos deverão rever a totalidade do seu funcionamento: A sua política de sortido, de merchandising (gestão do ambiente e implantação dos produtos), de preço, de comunicação e de serviço!
O que acontece lá e o que amanhã acontecerá aqui (porque Amazon já tem projetos de expansão e portanto de conquista do mercado europeu), PROVA MAIS UMA VEZ QUE O FOCO DEVE SER A VENDA, SENDO A COMPRA APENAS UM DOS MEIOS TÉCNICOS!
RB