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sábado, 12 de outubro de 2013
terça-feira, 1 de outubro de 2013
O grupo Sonae - O "construtor"!
O mundo vive dia após dia e
raramente os acontecimentos são frutos da pressa ou da técnica do golpe, aliás,
o que é feito com pressa ou por golpe tem tendência a não perdurar.
Os grupos de grande envergadura, tal como a Sonae, sabem definir
objetivos a curto, médio e longo prazo, ou seja sabem enquadrar as suas ações
num quadro temporal e, a par com estes, sabem definir os respetivos meios de
acompanhamento necessários.
Nos anos 90, os estudos apontavam para um desaparecimento
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Ser comerciante é uma profissão a 100%!
De vez em quando, através do
blog, tenho contatos com pessoas que querem abrir uma loja de retalho alimentar
e que não sabem para que insígnia se devem dirigir e, pessoas já retalhistas
interessadas numa aproximação com uma insígnia que lhes possa dar mais
segurança em termos de futuro.
Na minha opinião, este tipo
de contatos sublinha a falta de projeção e de comunicação das insígnias que competem
no segmento das lojas de pequena e média dimensão e, também reflete uma certa angústia
de alguns retalhistas assustados
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Loja Pérola em Coimbra – Galeria de fotos
Como anunciado no post de
31 de Agosto, divulgo aqui fotografias relativas à loja Pérola de Coimbra.
Estas fotografias fecham os “postes”
relativos à loja Pérola de Coimbra.
No caso de um leitor querer
saber mais informações sobre esta loja, ele pode contatar diretamente a empresa
Pereira & Santos, no contato infra, e pedir para falar com a Dra. Edite
Teixeira ou com D. Teresa Teixeira.
Contatos
da empresa Pereira e Santos
Adémia
de Baixo
Apartado
8180
3021-901
COIMBRA
Tel.:
239 433 550 - Fax: 239 431 625
@:
admin@pereira-santos.com
ou, no caso de um
comerciante fora da zona de influência da empresa Pereira & Santos, também me
pode contatar:
Por mail
brichard@sapo.pt
Por
telemóvel 91 7304535.
Galeria de fotografias.
domingo, 1 de setembro de 2013
Loja Pérola em Coimbra – Layout
Prosseguindo nos bastidores
da abertura da loja Pérola de Coimbra, abordarei neste “post” a elaboração do
seu layout.
Objetivo do layout
Permitir uma dinâmica forte da placa de
venda, através de uma reflexão que deve colocar cada cliente numa posição de
comprador, independentemente da sua localização no ponto de venda.
Esta dinâmica deve permitir uma maximização
das vendas ao nível da loja e, ao nível do cliente uma sensação de loja
agradável onde fazer as compras é um ato simples, fácil e rápido.
Na
formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande
importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para
mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535).
Os elementos contrários
Os elementos contrários
Podemos sublinhar 3 categorias de elementos
que tornam complicada a elaboração do layout:
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas.
Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja.
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas.
Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja.
O layout proposto
O layout foi definido após ter sido estudado
o melhor circuito para uma deslocação simples e rápida dos clientes e, a
possibilidade de ter a cada passo a maior e melhor visibilidade do resto da
loja.
Para a elaboração do layout foram tidas em
consideração a existência de numerosos pilares, elementos desfavoráveis, e as
nomas legais que enquadram a atividade retalhista. Os pilares foram incluídos o
mais possível dentro dos equipamentos de maneira a torná-los “invisíveis”.
Notas:
- O leitor poderá ver
que não foram utilizados os equipamentos de tipo “canto”, equipamentos difíceis
de utilizar e onerosos;
- O leitor poderá ver que as prateleiras
utilizadas têm uma profundidade de 40cm, medida suficiente em relação à rotação
normal dos produtos;
- A altura das gôndolas foi de 1,83m, altura
bastante boa para garantir uma preensão fácil dos produtos pela grande maioria
dos clientes. De facto, a gôndola tem uma altura de 1,84m mas a última
prateleira foi colocada a +/- 1,70m, de maneira a garantir um aspeto limpo da
loja quando vista de longe.
Foto
explicativa
Para a elaboração do layout, foi respeitada a
necessária dinamização de cada parte da loja em particular e, da totalidade da placa
de venda em geral. Os universos permitem uma deslocação “normal” dos clientes
na loja e são encadeados de forma a tornar a oferta legível, a simplificar a
estadia dos clientes na loja e a transmitir uma sensação de loja fácil de
visitar.
Fotos explicativas
Distribuição dos universos |
Distribuição das categorias |
No próximo “Post” apresentarei um conjunto de
fotografias relativas à implantação da loja Pérola de Celas em Coimbra.
RBquarta-feira, 28 de agosto de 2013
Loja Pérola em Coimbra - Organização do Ponto de Venda
No seguimento do “post” de
21 de Agosto “Uma nova loja Pérola em Coimbra” queria abordar neste “post” alguns
pontos técnicos relativos à Organização do Ponto de Venda.
Ponto 1: A loja no seu território
Uma loja de tipo minimercado é um ponto de encontro diário das pessoas que vivem num determinado território. Uma loja isolada dificilmente conseguirá ter sucesso mas, pelo contrário, uma loja situada numa zona povoada, com muito movimento de pessoas, terá uma parte do caminho já feita para alcançar bons resultados.
A loja Pérola de Celas em Coimbra está
situada numa zona:
- Onde moram muitas pessoas com um espetro de
idade bastante largo, ponto que deve ser tido em consideração quando se trata
de definir a linha mercadológica da loja e dos serviços a desenvolver para os
clientes;
- Onde passam muitas pessoas durante o dia,
que se dirigem para escritórios que existem na zona, para o centro de saúde ou
ainda para as escolas ou infantários. Conhecer estes movimentos que ocorrem
durante o dia deve levar à definição de ações a desenvolver, para atrair e
fechar o negócio com a maioria dos segmentos de mercado.
Na altura da análise, é interessante pensar
nos pontos de acesso à loja ou obstáculos eventuais, que correspondem a
elementos que afastam os clientes da loja. Na
formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande
importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para
mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535).
Ponto 2: Elaboração do
layout
Sem dúvida nenhuma, os pontos 1 e 2 são
seguidos e normalmente um layout de uma loja nunca deveria ser elaborado sem a
análise prévia da qualidade do território onde a mesma loja pretende intervir.
Para que o leitor possa imaginar uma solução de layout, divulgo aqui a planta vazia do espaço da loja
Para que o leitor possa imaginar uma solução de layout, divulgo aqui a planta vazia do espaço da loja
Para maior compreensão da planta, ver o
“Post” Uma nova loja Pérola em Coimbra, de 21 de Agosto de 2013.
A loja deverá ter uma resposta em termos de:
Produtos
frescos: Frutas e legumes, lacticínios, congelados, talho, charcutaria e pão
quente.
Mercearia: Pequenos-almoços,
sobremesas, enlatados, massas, arrozes, conservas, temperos, bolachas,
dietéticos…etc.
Bebidas: Águas, sumos,
refrigerantes, cervejas, vinhos, álcoois.
DPH: Produtos de drogaria, perfumaria,
higiene.
Diversos: Produtos não
alimentares de desempanagem, tais como as pilhas, lâmpadas, e outros
consumíveis diários para a casa e/ou escritório.
Zona de
caixas:
Porque é preciso prever um ponto de pagamento.
Nota: O layout é articulado a partir do
circuito ideal de deslocação dos clientes no Ponto de Venda.
No próximo “Post” apresentarei o layout que foi definido e porquê!
Boa reflexão!
RB
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Uma nova loja Pérola em Coimbra
Na sexta-feira dia 16 de
Agosto de 2013, o grossista Pereira & Santos, que atua na região de centro,
inaugurou a sua primeira loja de rua Pérola, em Coimbra. Podia dar-se pouca
importância a este acontecimento, porque uma loja de pequena dimensão não é por
si só um evento de grande relevo mas, neste caso, o facto é digno de ser
destacado por várias razões.
- O grossista Pereira & Santos é uma
empresa grossista situada na Adémia, uma localidade colada a Coimbra e, atua
num território com um raio de perto de 100 km a partir do cash. É uma empresa
de grande vitalidade e que tem vindo a progredir ao longo dos anos, uma
progressão qui tem sido o fruto de um trabalho diário de todas as pessoas que
constituem os seus recursos humanos. A sua adesão à central EuromadiPort através
da UniMark foi também um elemento essencial deste crescimento, mas isso só demonstra
mais uma vez as qualidades das decisões tomadas em termos estratégicos.
- O grossista Pereira & Santos, numa ótica
de desenvolvimento da sua atividade, apostou de forma inequívoca, e desde há uma
década, no apoio ao desenvolvimento dos retalhistas do setor alimentar que
constituem a sua principal fonte de escoamento de mercadorias, principalmente através
da organização regular de ciclos de formação cujo objetivo claro consiste em
ajudar os retalhistas a fortalecer as suas atividades; quer em termos de vendas
quer em termos de rentabilidade.
- O grossista Pereira & Santos desenvolveu
um projeto de presença no setor do retalho alimentar próprio, com o duplo objetivo
de controlar o território no qual atua e de melhorar o nível de resposta aos
seus clientes retalhistas através de um conhecimento pormenorizado da atividade
do retalho alimentar de pequena dimensão.
Portanto a abertura desta loja Pérola é um
evento para o setor grossista em geral, que precisa deste tipo de exemplos para
prosseguir o seu desenvolvimento e a sua adaptação às evoluções do mercado, e
para o setor retalhista - quer independente quer associado ou ainda integrado -
porque demonstra que contrariamente às ideias preconcebidas, o retalho de
pequena dimensão - as lojas de tipo LPD (Loja de Pequena Dimensão) – é uma
solução de comércio moderna, tanto para o consumidor que quer ter uma “solução de vida” ao pé da sua casa como
para aquele que quiser investir numa atividade lucrativa e de futuro.
Se eu quisesse abrir uma
loja na região de Coimbra, ou seja num raio de 100km à volta de Coimbra, contactaria
com certeza a empresa Pereira & Santos, para poder beneficiar do saber
técnico que esta empresa é capaz de transmitir.
Localização da loja Pérola
de Coimbra
Contatos da empresa Pereira
e Santos
Adémia de Baixo
Apartado 81803021-901 COIMBRA
Tel.: 239 433 550 - Fax: 239 431 625
@: admin@pereira-santos.com
www.pereira-santos.com
Galeria de fotos do dia da
inauguração da loja
Frente da Loja |
A poucos minutos da inauguração oficial da loja... |
Frente da loja, com alguns convidados |
D. Teresa Teixeira e Sr. Manuel Teixeira, respetivamento responsável do projeto Loja Pérola e administrador da empresa Pereira & Santos |
Podemos ver ao centro o Engenheiro João Vieira Lopes, que marcou com a sua presença a importância da abertura desta nova loja para EuromadiPort/UniMark. |
Da esquerda para a direita: Dra. Edite Texeira, diretora administrativa da empresa, Richard Bordone consultor do projeto e, D. Teresa Teixeira, responsável do departamento retalho da empresa Pereira & Santos. |
No próximo “post”, abordarei as etapas de
elaboração do layout da implantação física da loja Pérola de Coimbra.
RB
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