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quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Claro que pode aumentar as vendas da sua loja!

O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 20 de setembro de 2015

Loja física e “Click and Collect”

A nossa sociedade desenvolvida entrou de forma durável num mundo onde o real andará de mão dadas com o mundo virtual. Os consumidores reconhecem a importância das lojas físicas mas, são cada vez mais adeptos das ferramentas tecnológicas que facilitam as transações comerciais.

A loja física vai continuar a ser um ponto importante onde os consumidores irão ter uma relação direta com os produtos. Daí a importância fundamental:
- da teatralização do espaço de venda;
- da capacidade de sedução dos produtos no contexto da placa de venda, do corredor e da prateleira;
- da qualidade do acolhimento e do atendimento ou seja, do nível de serviço.

O “click and collect” vai ganhar cada vez mais

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Num mundo global .............Tudo pode acontecer

Num mundo globalizado, tudo pode acontecer. Assim, a aproximação estratégica entre os 2 grupos de distribuição franceses, Système U e Auchan, poderá vir a ter consequências em Portugal.

Estes 2 grupos têm um ADN diferente, e mesmo bastante diferente, Systéme U sendo um grupo de comerciantes associados tais como a Intermarché e Leclerc e, Auchan sendo um grupo integrado. Em Portugal a galáxia Auchan é conhecida através da insígnia Jumbo mas também atua aqui em outros mercados tais como a reparação automóvel com a insígnia Norauto, o bricolage com as insígnias Leroy Merlin e Aki, o desporto com a insígnia Decathlon, a moda infantil com a insígnia Kiabi.

Para competir num mundo globalizado

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O retalho alimentar e a problemática urbana

Em conformidade com os estudos e as prospetivas económicas e demográficas, os grupos de distribuição estão a apostar com força nos centros urbanos.
A guerra de conquista dos “majores”, Jerónimo Martins, Sonae, Lidl e Intermarché, independentemente do formato, da insígnia ou da fórmula comercial utilizados, vai modificar por completo o panorama do retalho alimentar urbano.

É evidente que os retalhistas independentes ou associados a estruturas do comércio associado “leve”, proprietários de lojas de pequena dimensão, terão dificuldades em competir com as grandes cadeias

domingo, 30 de agosto de 2015

Algumas orientações para as LPD - Lojas de Pequena Dimensão

O verão está a chegar ao fim, o regresso às aulas está à porta, é tempo de rever alguns pontos importantes para a gestão da placa de venda do retalho alimentar.
A tendência do mercado aponta para uma nova dinâmica propícia ao regresso do sucesso do comércio de proximidade. É o momento oportuno para os retalhistas independentes e/ou associados implementarem uma nova dinâmica nas suas lojas!
Bom trabalho
RB

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Apolónia em Lagoa - um mar de interrogações

O Algarve é uma terra ideal para passar férias agradáveis. Fazer nada durante as férias é uma fonte para recuperar do stress da primeira parte do ano de trabalho e recarregar as baterias para enfrentar a atividade da segunda parte.

Parece que no Apolónia de Lagoa, a nova unidade da insígnia, o ritmo de atividade do verão da loja está mesmo de acordo com o ritmo do “farniente” dos turistas.

Ontem, uma segunda-feira do mês de Agosto, às 19h, hora que normalmente é de enchente, havia apenas um cliente na padaria pastelaria, e poucas mais pessoas nas outras seções com serviço, talho, charcutaria e peixaria.
Um conjunto de corredores não tinha clientes e os carrinhos de compra estavam quase vazios.
O bar à entrada da loja estava vazio e, na galeria comercial, apenas os espaços para a papelaria e a para-farmácia estavam abertos, embora quase vazios em clientes, estando fechadas ainda as outras lojas previstas com os respetivos placards de disfarce.

O Algarve é uma zona de alta sazonalidade onde a amplitude de atividade entre o verão, o período de maior atividade, e o inverno, o período de menor atividade pode variar de 1 a 7.
Os empresários do comércio e dos serviços sabem bem que perder o verão pode ser mortífero para as suas atividades.

Como foi focado no “Post - Apolónia em Lagoa – À procura de um futuro! de 06 de Julho de 2015, a loja Apolónia de Lagoa está a sofrer, à partida, de um conjunto de pontos técnicos que não foram bem tratados!

Nas condições atuais, parece que o fim de ano vai ser muito, mas muito difícil para a unidade Apolónia de Lagoa. A boa notícia é que, para quem acredita no Pai Natal, Dezembro está a aproximar-se!

RB

domingo, 9 de agosto de 2015

Perder ou não perder o comboio - That is the question!

Nos últimos 25 anos, os alertas para o desaparecimento do sector grossista no ramo alimentar foram muitos. Felizmente, mesmo com uma diminuição drástica do número de lojas alimentares, os grossistas alimentares, mais voluntários, conseguiram manter as suas empresas até hoje.

O perigo para o setor grossista alimentar não é o desaparecimento de lojas do retalho alimentar, mas sim a não-adaptação às novas tendências de consumo dentro e fora de casa.

As gerações Y e Z no poder
Estas gerações correspondem às pessoas nascidas entre os anos 80 e 2000, para a geração Y, e nascidas a partir dos anos 2000 para a geração Z.
Na Internet encontram-se bastantes informações sobre estas gerações e as suas características. São indivíduos que nasceram na era do “personal cumputer”, da Internet e dos sítios sociais ou seja são indivíduos altamente conectados.
Os indivíduos destas gerações são geralmente descritos como adeptos da partilha com os outros, como pessoas que preferem o ser ao ter, a ecologia à exploração desenfreada do planeta … mas, um estudo americano recente tende a mostrar que por trás desta fachada, a realidade é outra; as opções “airbnb” ou “uberpop” não seriam baseadas num espírito “de partilha” mas sim numa procura individual de uma solução barata, “taylor made” e de qualidade…Pois é, a maioria dos indivíduos destas gerações, não se sente culpada pela concorrência, por vezes desleal e mortífera, que estas soluções fazem aos profissionais da hotelaria e dos táxis,
Por trás de uma fachada de desinteresse pelo lucro e pelo poder, esconde-se um grande individualismo e um grande desinteresse pelo vizinho. São gerações do “isto é meu” e do “Já, já, já”. Afinal, estamos a assistir à consolidação da sociedade da procura da satisfação através de soluções “ultra-individuais” em todos os campos da vida; comida, lazer, trabalho.

O retalho está a responder a esta tendência
O mercado já está a evoluir neste sentido. O cozido a portuguesa e a feijoada já não fazem sonhar ninguém! São pratos demasiado populares, no sentido básico da palavra, para quem quer novas experiências, novas sensações e tem sede de evasão!
É corrente ver aparecer novos restaurantes temáticos, étnicos que baseiam o seu sucesso na oferta de uma solução festiva diferente, que responde à procura individual de novos prazeres sensoriais! Basta abrir o Facebook para receber um convite para ir degustar pastas e pizas à italiana, para visitar uma nova padaria ou pastelaria de profissionais formados em Paris ou Lyon...etc.
No fim do dia das sextas-feiras, nas lojas do retalho alimentar, vê-se bem a aceleração do escoamento das soluções alimentares, sobretudo nas seções do pronto a comer fresco a peso ou dos congelados. Estes consumidores não compram produtos; compram sensações gustativas, e as noções de liberdade e de vida fácil!

Seria interessante mandar fazer e divulgar a nível dos grossistas, durante sessões técnicas, estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z e as suas consequências sobre as tendências de consumo que se estão a instalar! Isso deveria permitir abrir negociações sobre um conjunto de nichos de mercado altamente lucrativos, altamente dinâmicos e altamente diferenciadores.

Perder ou não perder o comboio - That is the question!
Bom trabalho.
RB