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sábado, 3 de outubro de 2015

O que pode unir os grossistas tradicionais do setor alimentar?

A dinâmica dos mercados tem de ser assumida como sendo um facto contra o qual não há argumentos!
O setor grossista português está numa encruzilhada, em cuja saída terá de haver mudança na forma de gerir o mercado.

A situação de partida é simples; num país pequeno, onde a infraestrutura rodoviária era fraca, foram criadas empresas grossistas cuja vocação consistia em armazenar mercadorias e vendê-las a milhares de retalhistas alimentares de lojas de pequena dimensão.
Perto de 50.000 lojas alimentares e zonas de atuação geográfica restritas justificaram amplamente a existência de numerosos grossistas.  

Desde meados dos anos 90, o panorama mudou; as novas fórmulas comerciais modificaram o aparelho português de distribuição retalhista com

domingo, 20 de setembro de 2015

Loja física e “Click and Collect”

A nossa sociedade desenvolvida entrou de forma durável num mundo onde o real andará de mão dadas com o mundo virtual. Os consumidores reconhecem a importância das lojas físicas mas, são cada vez mais adeptos das ferramentas tecnológicas que facilitam as transações comerciais.

A loja física vai continuar a ser um ponto importante onde os consumidores irão ter uma relação direta com os produtos. Daí a importância fundamental:
- da teatralização do espaço de venda;
- da capacidade de sedução dos produtos no contexto da placa de venda, do corredor e da prateleira;
- da qualidade do acolhimento e do atendimento ou seja, do nível de serviço.

O “click and collect” vai ganhar cada vez mais

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Num mundo global .............Tudo pode acontecer

Num mundo globalizado, tudo pode acontecer. Assim, a aproximação estratégica entre os 2 grupos de distribuição franceses, Système U e Auchan, poderá vir a ter consequências em Portugal.

Estes 2 grupos têm um ADN diferente, e mesmo bastante diferente, Systéme U sendo um grupo de comerciantes associados tais como a Intermarché e Leclerc e, Auchan sendo um grupo integrado. Em Portugal a galáxia Auchan é conhecida através da insígnia Jumbo mas também atua aqui em outros mercados tais como a reparação automóvel com a insígnia Norauto, o bricolage com as insígnias Leroy Merlin e Aki, o desporto com a insígnia Decathlon, a moda infantil com a insígnia Kiabi.

Para competir num mundo globalizado

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O retalho alimentar e a problemática urbana

Em conformidade com os estudos e as prospetivas económicas e demográficas, os grupos de distribuição estão a apostar com força nos centros urbanos.
A guerra de conquista dos “majores”, Jerónimo Martins, Sonae, Lidl e Intermarché, independentemente do formato, da insígnia ou da fórmula comercial utilizados, vai modificar por completo o panorama do retalho alimentar urbano.

É evidente que os retalhistas independentes ou associados a estruturas do comércio associado “leve”, proprietários de lojas de pequena dimensão, terão dificuldades em competir com as grandes cadeias

domingo, 30 de agosto de 2015

Algumas orientações para as LPD - Lojas de Pequena Dimensão

O verão está a chegar ao fim, o regresso às aulas está à porta, é tempo de rever alguns pontos importantes para a gestão da placa de venda do retalho alimentar.
A tendência do mercado aponta para uma nova dinâmica propícia ao regresso do sucesso do comércio de proximidade. É o momento oportuno para os retalhistas independentes e/ou associados implementarem uma nova dinâmica nas suas lojas!
Bom trabalho
RB

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Apolónia em Lagoa - um mar de interrogações

O Algarve é uma terra ideal para passar férias agradáveis. Fazer nada durante as férias é uma fonte para recuperar do stress da primeira parte do ano de trabalho e recarregar as baterias para enfrentar a atividade da segunda parte.

Parece que no Apolónia de Lagoa, a nova unidade da insígnia, o ritmo de atividade do verão da loja está mesmo de acordo com o ritmo do “farniente” dos turistas.

Ontem, uma segunda-feira do mês de Agosto, às 19h, hora que normalmente é de enchente, havia apenas um cliente na padaria pastelaria, e poucas mais pessoas nas outras seções com serviço, talho, charcutaria e peixaria.
Um conjunto de corredores não tinha clientes e os carrinhos de compra estavam quase vazios.
O bar à entrada da loja estava vazio e, na galeria comercial, apenas os espaços para a papelaria e a para-farmácia estavam abertos, embora quase vazios em clientes, estando fechadas ainda as outras lojas previstas com os respetivos placards de disfarce.

O Algarve é uma zona de alta sazonalidade onde a amplitude de atividade entre o verão, o período de maior atividade, e o inverno, o período de menor atividade pode variar de 1 a 7.
Os empresários do comércio e dos serviços sabem bem que perder o verão pode ser mortífero para as suas atividades.

Como foi focado no “Post - Apolónia em Lagoa – À procura de um futuro! de 06 de Julho de 2015, a loja Apolónia de Lagoa está a sofrer, à partida, de um conjunto de pontos técnicos que não foram bem tratados!

Nas condições atuais, parece que o fim de ano vai ser muito, mas muito difícil para a unidade Apolónia de Lagoa. A boa notícia é que, para quem acredita no Pai Natal, Dezembro está a aproximar-se!

RB