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domingo, 13 de março de 2016

Algumas dicas técnicas para LPD

Algumas dicas técnicas em resposta às perguntas que me foram feitas no seguimento do "Post" de 07 de Março de 2016 - Se as imagens valem mais do que 1000 palavras… -.

1º - As LPD são Lojas de Pequena Dimensão, ou seja lojas de superfície limitada.
Em pouco espaço físico, existe ume concentração de produtos que compõem a oferta da loja e, esta oferta deve ser lida por qualquer cliente com rapidez e facilidade.
Não seria normal que os clientes gastem tempo a procurar produtos mal implantados. O responsável da loja deve ter em mente que existe uma diferença entre visibilidade e legibilidade da oferta, pois uma exposição pode propor uma boa visibilidade da oferta mas o cliente pode ter muita dificuldade em ler essa mesma oferta.

2º - O tipo de implantação escolhido deve ser coerente com o tamanho da loja.
A técnica da implantação vertical dos segmentos de produtos, bastante utilizada nos hipermercados, não é a mais recomendada nas LPD. As razões:
- Os segmentos são compostos por poucas referências, o que provoca uma mancha de produtos vertical pouco visível. Aliás, o leitor pode refletir sobre o efeito visual de uma implantação verticalizada dos segmentos, farinhas, açúcares, sal, boiões de legumes, mostarda, maioneses …etc.;
- Como classificar as marcas em termos de distribuição dos níveis de prateleiras? Qual deve ser o nível de implantação das marcas do distribuidor, sabendo que estamos a assistir a uma diminuição das quotas de mercado das mesmas?;
- No caso de ter de distribuir 5 níveis de prateleiras, situação corrente nas lojas de tipo LPD, de um segmento composto por poucas referências, como fazer? Como encontrar um outro segmento que se encadeie com facilidade, para completar a verticalidade da implantação?

Se as implantações extremas, como a implantação vertical pura ou a implantação horizontal pura, não representam uma boa solução técnica, não deixa de ser verdade que existem várias soluções para que a implantação da oferta de uma loja seja visível, legível e, coerente com o posicionamento da loja e os níveis de preços de venda praticados.

3º - Alinhamento das prateleiras
- Há 2 níveis de prateleiras que devem estar alinhados, as prateleiras do nível de cima e, as prateleiras do nível de baixo das gôndolas. Isso permite obter uma harmonia visual geral da loja e transmite uma sensação de loja organizada e “fácil de ler”;
- Por razões de destaque marketing ou para favorecer uma quebra em termos visual, o desnivelamento de uma prateleira de cima entre o conjunto de prateleiras de uma gôndola pode ser feito, mas deve ser uma ação refletida e explicável;
- As prateleiras situadas entre as prateleiras das duas extremidades podem ser colocadas segundo a altura dos produtos. O desnivelamento que pode acontecer entre 2 elementos pode até reforçar a visibilidade das diferentes categorias ou dos segmentos de produtos apresentados.

4º - Profundidade das prateleiras
- O escoamento normal de uma loja não justifica o uso de prateleiras mais profundas do que 40cm. É uma dimensão suficiente para apresentar com impacto os produtos e, permite uma gestão fácil do stock e da respetiva reposição;
- Na zona das bebidas ou das águas, em razão do peso e do volume dos produtos vendidos, é recomendado utilizar prateleiras de 60cm de profundidade, utilizando o sistema do mini-rack;
- No caso do TG - Topo de Gôndola -, sítio de destaque temporário de produtos em promoção, utilizar prateleiras de 30cm de profundidade é suficiente para provocar uma massificação com impacto dos produtos. Além disso, isso permite aumentar os corredores do perímetro das lojas em 10cm, o que aumenta com certeza o bem-estar dos clientes na loja.

5º - Leitura de um elemento
Os retalhistas deveriam considerar que cada elemento que compõe as gôndolas das suas lojas são páginas de um livro ou de um caderno. Tal como para a página de um livro, o elemento é lido de esquerda para a direita e, de cima para baixo.

Num próximo “post” serão transmitidas mais dicas para ajudar os retalhistas a vencer, aplicando técnicas que provaram a respetiva força e interesse em termos de resultados comerciais.

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Continente e o mercado em movimento

Num curto artigo do Diário de Noticias de 11 de Fevereiro de 2016, intitulado “Continente quer entrar na hotelaria”, pode ser lido que o Continente Negócios está a pesar mais nos segmentos da hotelaria e da restauração.

Não é de estranhar que um grupo com a envergadura do grupo Sonae tenha vontade de chegar a todos os segmentos do mercado Português, quaisquer que eles sejam; consumidores finais, ou profissionais. Isso faz parte da corrida sem tréguas ao controlo do mercado.

Para falar da hotelaria e da restauração, o grupo Sonae já está implantado na restauração a partir da venda de mercadorias nas lojas Continente e a partir do Continente “online”. Portanto esta notícia do DN vem apenas relembrar aos grossistas do setor alimentar que o grupo Sonae está ativo e bem ativo em segmentos onde eles atuam de forma tradicional.

Esta notícia vem também sublinhar a irresistível evolução do “omnical” ou seja das estratégias que assentam na chegada aos consumidores tanto através de lojas como da Internet. Portugal não é um país atrasado e os grupos, como o grupo Sonae, estão a acompanhar as evoluções internacionais e a porem-se em fase com as evoluções sociológicas e tecnológicas que estão a mudar o mundo.

Num mundo em que as mudanças estão a aparecer sem tréguas e com uma rapidez nunca vista, há reflexões que devem ser iniciadas hoje, sem tardar, para evitar perder o comboio e desaparecer de vez.

Boa reflexão.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Reorganização total do supermercado Spar de Lagos - Praia da Luz

Na Praia da Luz, em Lagos, o supermercado Spar com 395m2 de placa de venda reabriu a 3 de Fevereiro, após ter estado fechado durante 1 mês para obras de reorganização!
O processo de reorganização desta loja começou no início de Setembro de 2015, logo depois das férias de verão, sob o impulso do seu proprietário o Sr. Rui Viegas, a supervisão do seu gestor, o Sr. Manuel Teixeira e, o empenho técnico do seu diretor o Sr. Paulo Ferro. 

A situação de base
A loja tinha mudado pouco desde a sua criação, há uma dezena de anos atrás, e apresentava um conjunto de defeitos técnicos tais como:
- A ausência de um circuito capaz de guiar o cliente na placa de venda;
- A fragmentação das categorias de produtos. Por exemplo, os refrigerantes e sumos encontravam-se em sítios afastados dos vinhos e das cervejas;
- O desencadeamento dos frescos, prejudicando o encadeamento das categorias e impossibilitando que os clientes pudessem fazer as suas compra de forma simples e rápida;
- Um aspeto de labirinto da placa de venda, consequência dos pontos citados supra e, sobretudo, consequência de uma geometria ingrata e complicada do ponto de venda.

Imagem da situação inicial
Fotos antes Fevereiro de 2016

O objetivo definido
Redefinir a loja na sua totalidade, para proporcionar aos consumidores da sua zona de atração uma agradável experiência de compra.

Para alcançar este objetivo, foi necessário
Definir um circuito de deslocação dos clientes, simples e dinamizador das diferentes zonas da placa de venda;
- Ter em conta os imperativos técnicos ligados à morfologia inicial da loja e, as dificuldades de alterar as zonas de colocação das seções com atendimento do cliente;
- Refletir num encadeamento simples e sobretudo legível das categorias de produtos, para facilitar a progressão dos clientes na placa de venda;
- Aumentar de forma significativa a zona dos produtos frescos e refrigerados, para posicionar a loja como especialista dos produtos frescos e torna-la incontornável para os numerosos turistas do verão, uma época do ano muito forte.

Imagem da planta final


Fotos da loja reorganizada

Da esquerda para a Direita - Ana Silva - Francisco Dias - Fátima Marques - Elena Chetraru - Paulo Ferro (diretor da loja) - Ivone Monteiro - Elsa Costa - Filipe Ferro - Andreia Silva - Liliana Pacheco - Fátima Santos - Ludemila Danu








Os colaboradores, peças-chave do sucesso
Para finalizar este “Post” era necessário falar dos colaboradores de Spar de Lagos/Praia da Luz, elementos fundamentais para a boa implementação, no terreno, das ações projetadas e decididas pela direção. 
A reimplantação foi um momento intenso de muito trabalho, de muitas horas gastas, até muito tarde, para que a loja pudesse ser aberta no dia 3 de Fevereiro de 2016. 
Grandes parabéns a cada uma e a cada um dos colaboradores envolvidos nesta metamorfose da loja Spar de lagos/Praia da Luz.

Epílogo
Desde a reabertura da loja a 3 de Fevereiro, os colaboradores da loja recebem diariamente os parabéns dos clientes habituais, que acham a loja mais espaçosa, mais luminosa e onde fazer as compras está a ser muito agradável!

Contactos 
Manuel Teixeira - Gestor do projeto
Tlm: 91 000 0103
Mail:mteixeira@successexpert.pt 

Paulo Ferro - Diretor da loja
Tlm: 91 723 89 87
Mail:sucess.sparluz@gmail.com 

Richard Bordone - Consultor do projeto
Tlm: 91 730 45 35
Mail:brichard@sapo.pt   

O seu sucesso está nas suas mãos!
RB








domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como fazer para vender mais?

Num mercado de comércio alimentar ultracompetitivo, que toda a gente afirma estar saturado de lojas mas, onde, paradoxalmente, não faltam projetos de novas unidades comerciais, “como fazer para vender mais?” deve ser a pergunta que assombra qualquer comerciante e gestor de insígnia!

O bom conhecimento do vocabulário técnico é com certeza uma chave mestre para guiar o comerciante ou o gestor na sua reflexão, porque isso vai permitir-lhes perceber quais são os pontos que devem ser analisados e as respetivas ações a implementar.

Caso das palavras Consumidor – Cliente - Comprador 
Um consumidor: É qualquer indivíduo que, por ser vivo, precisa de satisfazer necessidades, e em primeiro lugar, e de forma vital, as suas necessidades básicas tais como alimentar-se. Afinal, qualquer um de nós é um consumidor. 
Um Cliente: Um indivíduo que entra numa loja passa do estado de consumidor ao estado de cliente. Se o estado de consumidor faz parte do Ser Humano, o estado de cliente é o resultado de uma escolha, de uma opção de entrar em tal ou tal loja. 
Um comprador: Um consumidor que entra numa loja pode, por várias razões ligadas às suas inibições ou desagrado, sair da loja sem comprar nada. O comprador será o cliente que terá escolhido produtos e os terá pago antes de sair da loja. 
Três palavras, com três significados diferentes que implicam uma reflexão e definições de ações diferenciadas! 

Esquemas 
Bom trabalho. 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que é bom para a EMD é bom para a Euromadi e, o que é bom para Euromadi é bom para a UniMark e todo o seu universo de associados, clientes e consumidores.

Em linha com o que foi muitas vezes focado no blog alojadaminharua, o mercado está numa situação de movimento contínuo. Depois da Asda, filial da Walmart, no início deste ano, agora é a vez da Kaufland se juntar à EMD. O objetivo da Kaufland consiste em concentrar uma parte das suas compras para as atividades que desenvolve nos mercados situados na Europa de Leste, e que englobam a República Checa, a Eslováquia, a Polónia, a Croácia, a Roménia e a Bulgária. 

Segundo o que pode ser lido na Internet, a Kaufland, é uma empresa retalhista alemão cuja sede está situada em Neckarsulm no Land do Bade-Wurtemberg (região limítrofe da França, colada geograficamente à Alsácia).
A Kaufland, criada em 1984, gere hipermercados e, faz parte do grupo Schwarz, grupo pouco conhecido mas que é dono das insígnias Lidl e Handelshof (insígnia grossista que opera na Alemanha).
Logótipo
Uma boa noticia para:
- os armazenistas associados da EuromadiPort, que veem assim aumentar a sua capacidade negocial global através do desenvolvimento e do fortalecimento da central europeia EMD;
- os comerciantes que precisam de criar laços comerciais fortes com grossistas competitivos, para se abastecerem nas melhores condições do mercado;
- os consumidores que confiam na competitividade e na mais valia que representa, para eles, o comercio físico de proximidade e com serviço de excelência. 

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 24 de janeiro de 2016

5º aniversário da insígnia Aqui é Fresco

Os aniversários são sempre momentos fortes; eles permitem, ano após ano, fazer a análise do caminho percorrido e desejar novos momentos de felicidade! No caso especifico da insígnia do comércio associado Aqui é Fresco, o aniversário marca o aniversário de todos os protagonistas que desenvolveram a insígnia.

O aniversário da insígnia Aqui é Fresco é o aniversário da UniMark.
Nada acontece no terreno sem o empenho diário da equipa de colaboradores da UniMark, que incansavelmente:
- Negoceia com os fornecedores, as melhores condições de compra das mercadorias para ajudar os retalhistas aderentes a serem competitivos e a obterem uma rentabilidade justa na prática da sua atividade;
- Define, em parceria com fornecedores, o “capitão” de categoria, o cardex ideal para lojas de pequena e média dimensão para ajudar os retalhistas a terem uma oferta equilibrada, que potencialize a atração de clientes e permita maximizar os lucros;
- Apoia os retalhistas no terreno com a difusão de aconselhamentos técnicos que permitem o melhoramento do ponto de venda em termos da respetiva organização, para agradar aos clientes e facilitar a sua fidelização;
- Desenvolve formações dirigidas aos comerciantes aderentes mas também aos seus colaboradores, para fortalecer os seus conhecimentos técnicos, para que bem formados eles possam ter uma atuação profissional forte no sucesso das lojas.
No universo da UniMark, devem ser também destacados os grossistas que no terreno asseguram a implementação das linhas diretrizes definidas pela direção da UniMark, e as soluções elaboradas pela direção da insígnia liderada pela Dra Carla Esteves.

O aniversário da insígnia Aqui é Fresco é o aniversário dos retalhistas aderentes.
Sem dúvida nenhuma, os retalhistas estão de parabéns por desenvolver dia após dia o bom nome da insígnia Aqui é Fresco. Sem retalhistas aderentes, empenhados no sucesso, nenhuma insígnia pode sobreviver. O sucesso dos retalhistas da Aqui é Fresco é o fruto de:
- Uma visão estratégica, que se combina de forma soberba com os atributos da insígnia Aqui é Fresco;
- Uma vontade de prepararem as suas empresas, para enfrentar as evoluções cada vez mais rápidas e cada vez mais técnicas do mercado;
- Um trabalho árduo, dia após dia, sempre de serviço, para acolher e atender os seus clientes;

Esquema
Contactos úteis para quaisquer retalhistas que também gostariam de poder festejar no próximo ano, o 6º aniversário da insígnia Aqui é Fresco.
Site da insígnia Aqui é Fresco: http://aquiefresco.com
Site da central de compras UniMark: http://unimark.pt
Carla Esteves – Diretora do projeto Aqui é Fresco carla.esteves@unimark.pt

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB