Após ter visitado umas 20 lojas de retalho alimentar na semana
passada, essencialmente do tipo LPD – Loja de pequena dimensão -, parece-me
útil voltar a sublinhar alguns pontos de grande importância.
1- Não definir um layout correto
Um layout bem articulado, segundo
observações no terreno, pode permitir aumentar a faturação de uma loja em 25%,
no mínimo.
Isso quer dizer que um layout deficiente
faz perder, no mínimo, 25% de faturação.
2-Entregar a elaboração do layout ao fornecedor de equipamento
Um fornecedor de equipamento é um
especialista nessa matéria mas, ele não é o mais qualificado para propor o
melhor layout que favorecerá as vendas da loja. Entregar a elaboração do layout
de uma loja ao fornecedor de equipamento é comparável a pedir a um construtor para
construir uma casa sem passar pela perícia técnica de um arquiteto.
Existem profissionais no mercado, técnicos
conhecedores das lojas do retalho alimentar, capazes de definir layouts bem
articulados de forma isenta. Por exemplo, sem excluir obviamente outros
técnicos, a Drª Carla Farinha é uma boa técnica de elaboração de layout, no
seio da cooperativa grossista Soprei, situada na Sertã.
3-Não modernizar a loja
O mercado está em movimento, um
movimento cada vez mais rápido. Uma loja equipada em 2016 com gondolas e
equipamentos que já têm 15, 18 ou mais de 20 anos, é uma loja fora do tempo,
fora do jogo, obsoleta e, não poderá progredir nem ser perene.
Não modernizar uma loja é levá-la a ter
performances mínimas, até ao seu fecho final.
4-Não refletir numa boa distribuição das categorias de produtos
A distribuição das categorias
deve ser refletida em função do layout escolhido. Uma coisa deve reforçar a
outra e, colocar o cliente numa posição de comprador a 100%.
Uma distribuição de categorias mal pensada
faz perder vendas, porque priva a loja de vendas complementares e/ou por
impulso.
5-Multiplicar as Marcas do distribuidor (MDD)
As marcas do distribuidor, marcas
próprias dos distribuidores, representam aproximadamente 1/3 do mercado.
Multiplicar as marcas do distribuidor provoca uma segmentação desnecessária,
que penaliza a legibilidade da oferta, e que provoca custos de gestão e de reposição
acrescidos.
O retalhista deve recusar que lhe sejam
impingidas marcas do distribuidor. Em cada segmento ele deveria ter apenas uma
referência MDD.
6-Envolver simultaneamente a loja em vários projetos de comércio
associado
Em primeiro lugar, é óbvio que participar
numa rede de lojas associadas é uma opção e nunca uma obrigação. Em segundo, se
um projeto não agradar ao comerciante, ele pode chegar a um acordo com o líder
da rede e rescindir o contrato que o vincula à rede.
Agora, participar em vários projetos ao mesmo tempo é uma
opção que ajuda apenas o grossista que provoca esta situação, mas que castiga e
penaliza duramente o comerciante porque ele não pode propor aos seus clientes
uma linha estratégica clara e fácil de reconhecer. Além disso, envolver
simultaneamente a loja em vários projetos de comércio associado provoca custos
acrescidos de gestão do ponto de venda.
Esquema
Bom trabalho
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB