A abertura da primeira loja My
Auchan do grupo do mesmo nome, mostra que o retalho situado no coração das
cidades tem um grande interesse para os atores principais da distribuição. De facto,
My Auchan prossegue uma estratégia já
implementada de longa data pelas insígnias Pingo doce e Minipreço, e mais
recentemente pela insígnia Continente Bom dia. Não há dúvida que lojas de
cidade com a insígnia Intermarché também hão de chegar. O mercado urbano vai
estar em movimento acelerado nos próximos tempos.
Em
termos de posicionamento, podemos observar que todas estas insígnias,
- Entregam um largo
espaço da loja aos frescos e desenvolvem soluções de pronto a comer, vendidas ao
peso e em Livre serviço;
- Estão posicionadas como lojas de venda de
soluções alimentares, ou seja lojas capazes de proporcionar diariamente aos
consumidores uma resposta satisfatória à pergunta “ O que é que vou fazer para o
jantar hoje à noite?”
- Propõem todas as possibilidades de pagamento:
numerário, cartões de débito ou de crédito, …etc., e já começam mesmo a
implementar as caixas de pagamento em Livre serviço;
- Propõem uma extensão da loja, através de
meios informáticos, que permite ver, num catálogo eletrónico, produtos ausentes
da loja mas que podem ser encomendados (na forma do click and collect);
- Oferecem aos seus clientes uma loja bem
iluminada, arrumada e com cuidados visíveis em termos de higiene e limpeza.
Que podem fazer os retalhistas independentes e associados, donos
de lojas em zonas urbanas?
Uma das vias, e se calhar a mais caótica e
arriscada, consiste no desenvolvimento de uma estratégia de diferenciação
forte. O nível de energia a gastar e de investimento a fazer podem ser
verdadeiras barreiras inultrapassáveis para a maior parte dos retalhistas…mas,
haverá com certeza casos de sucesso.
Uma outra via consiste em integrar uma rede
de retalho capaz de proporcionar uma retaguarda sólida, eficaz e eficiente em
termos de apoio aos retalhistas – negociação com fornecedores, elaboração de folhetos
promocionais, realização de campanhas publicitárias de grande visibilidade,
apoio técnico na elaboração do layout da loja, no aconselhamento para a
distribuição das categorias, na implementação dos produtos. Esta solução apresenta
benefícios reais para os retalhistas, que devem saber aceitar perder uma
parcela da sua soberania em troca de uma diminuição significativa da ansiedade
e do stress que de outra forma são o seu pão quotidiano.
Gostaria
de saber qual é essa solução?
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB