Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Marketing do ponto de venda - Merchandising - Reorganização de loja - Implantação - Técnicas de venda - Formação técnica - Consultoria técnica - Acompanhamento de lojas - Desenho de layout - Gestão comercial - Recursos humanos
Imagem 1 – Pontos a corrigir
|
|
1
|
Os equipamentos são
obsoletos e transmitem uma imagem pobre da loja; uma loja em fim de vida.
|
2
|
A gôndola é demasiado
baixa e não permite uma boa gestão do espaço de venda: O Linear por m2 é
baixo, o volume geral da loja parece vazio, o cliente deve dobrar-se para
fazer a leitura da oferta e pegar nos produtos.
|
3
|
O encadeamento dos produtos
não é nada feliz pois os segmentos de produtos não se combinam entre eles.
|
Imagem 2 – Pontos a corrigir
|
|
1
|
Nenhuma falta de espaço
pode justificar o amontoamento de produtos no chão: -1 transmite uma imagem
negativa dos produtos e, por ricochete, da própria loja.
|
2
|
Recomendo que o segmento
incontinência adulta seja colocado com o segmento papel higiénico em razão do uso do
produto pois não é uma proteção periódica (produto relativo à mulher não
menopausada), nem uma fralda de bebé (produto relativo a uma dependência
total da pessoa em início de vida).
|
Imagem 3 – Pontos a corrigir
|
|
1
|
Esta imagem ilustra uma
forma de organização dos artigos de limpeza até os anos 2000. A lógica
consistia em agrupar numa mesma seção, e muitas vezes num mesmo corredor, produtos
em função da sua natureza.
Hoje, é recomendada uma
organização baseada no uso, na utilização dos produtos.
|
2
|
As vassouras e esfregonas
servem para tratar da limpeza do chão e deveriam ser colocadas no ambiente
direto dos lava-tudo. Aliás, o tratamento do chão engloba os lava-tudo, as ceras
para o chão e os produtos de limpeza das alcatifas. E, engloba também todos
os artigos para lavar o chão tais como as vassouras, as esfregonas e os baldes
e, as luvas.
|
3
|
As esponjas servem
essencialmente para lavar a loiça e estes produtos deveriam estar juntos. Por
extensão deveriam ser agrupados no mesmo espaço todos os produtos relativos à
lavagem da loiça mas também à limpeza e lavagem do plano de trabalho na
cozinha.
|
4
|
Os descartáveis e as películas
de conservação (papel alumínio, papel vegetal, película transparente), porque
são utilizados por quem cozinha, deveriam estar juntos ou a uma categoria
alimentar, como segmento de transição, ou com os guardanapos e rolos de
cozinha.
|
Imagem 1 – Pontos a corrigir
|
|
1- Os cereais estão
implantados na horizontal na prateleira de cima. O cliente deve percorrer
perto de 4m para selecionar o produto a comprar.
|
|
2- A prateleira de cima deveria
ser colocada 5 buracos acima, para fechar o retângulo visual do mural. Isso também
permitiria colocar mais prateleiras em cada elemento, ou seja rentabilizar o
m2 de espaço de venda.
|
|
3- Numa loja de pequena
dimensão, alinhar as prateleiras não é recomendado. Essa prática faz: 1- perder
linear ou seja diminui a rentabilidade do m2 de espaço de venda; 2- aparecer
um espaço vazio entre as prateleiras, transmitindo um aspeto de loja fraca e
com falta de oferta e de mercadoria.
|
|
4- A categoria das bolachas
é complexa porque composta por numerosos segmentos. Convém juntar todas as
referências de um mesmo segmento no mesmo campo visual, isso reforça o
impacto visual do segmento, aumento a simplicidade da seleção dos produtos
pelo cliente, facilita o apontamento das faltas e a tarefa de reposição.
|
Imagem 2 – Pontos a corrigir
|
|
1- Nas lojas de pequena e
média dimensão, não recomendo a utilização de gôndolas com a prateleira de
baixo avançada: A- Não é preciso para mais estabilidade da gôndola, B- faz
perder espaço na largura do corredor.
|
|
2- Em lojas de pequena
dimensão (é o caso desta loja), utilizar prateleiras de 1,30m de largura
causa problemas em termos de gestão física do linear. Recomendo prateleiras de
1m e, excecionalmente, prateleiras de 1,20m de largura.
|
|
3- As categorias ou subcategorias
de produtos deveriam ser verticalizadas. Na imagem vemos nitidamente que por ter
sido escolhida uma implantação horizontal dos produtos, os produtos são visíveis
mas a oferta é pouco legível. A implantação forma um ziguezague.
|
|
Imagem 3 – Pontos a corrigir
|
|
1- Mais uma ilustração que
evidencia que a visibilidade da oferta não é o mesmo do que legibilidade da
oferta pois vemos bem que entre as lacas - na imagem de esquerda - e os champôs
- situados até à extrema-direita da imagem de direita - há uma distância de
perto de 4m. Como é que nestas condições, o cliente pode visualizar e ler a
oferta dos cuidados para os cabelos com facilidade e simplicidade?
|
|
2- Verticalizar a
implantação da categoria “cuidados dos cabelos” ou seja, Colorações, lacas gel
e modeling, champôs e amaciadores …etc., permitiria uma leitura mais clara e fácil
da oferta.
|
|
3- O mesmo raciocínio deverá
ser utilizado para os outros segmentos da perfumaria que, nesta loja, são visíveis
mas não legíveis.
|
|