Em Portugal, 2017 ficará como o ano do aparecimento - de forma
organizada - do segmento das frutas cortadas e acondicionados em cuvetes ou
copos de cristal. Este segmento vem enriquecer as 4ª e 5ª gamas, respetivamente
legumes crus e cozidos.
Mais um segmento de diferenciação e de distanciação entre as
diferentes formas de comércio alimentar.
A 4ª
e a 5ª gama: gamas desiguais em evolução e venda segundo as insígnias
As 4ª e 5ª gamas têm cada vez mais presença
nos lineares mas, constatamos claramente que as dinâmicas de venda são
diferentes segundo as insígnias. Parece que as insígnias Lidl, Aldi, Pingo Doce
e Continente são aquelas que conseguem dinamizar estes segmentos, dinâmica
baseada no desenvolvimento desses segmentos com a MDD.
A observar a extensão do linear dessas
gamas e o aspeto vazio das prateleiras no fim do dia, apostar nestas gamas não
é nada descabido, porque elas correspondem à procura dos consumidores sedentos
de soluções alimentares que permitem diminuir o tempo de preparação das refeições.
As
frutas cortadas e acondicionadas em recipientes de plástico “cristal” vieram
para ficar
O caminho foi aberto pelas 4ª e 5ª gamas ou
seja, os compradores dessas gamas serão naturalmente compradores das frutas
cortadas. Não se trata de vender - como ainda é tradicional - uma melancia ou
um melão cordado em metade ou em quarto, mas trata-se sim de vender um produto
final, que é uma cuvete ou um copo em plástico “cristal” que contém frutas já prontas
a comer.
O consumidor vê na gama das frutas cortadas
e prontas a comer uma forma de poupar tempo de preparação das frutas e também
uma forma de evitar desperdícios. É uma solução que satisfaz as famílias com
poucos membros em razão do ritmo de vida, das dificuldades de conciliar vida
profissional e vida privada, do envelhecimento da população ou seja da
multiplicação dos lares onde vivem apenas duas pessoas com apetite reduzido.
O fator preço?
É verdade que o PVP desses
produtos é elevado quando comparado ao preço do quilo de fruta mas, o que
compra o cliente é um conjunto composto por produtos (as frutas) e por um
serviço (comprar apenas a quantidade desejada sem ter de lavar, descascar,
cortar nada e com um risco reduzido de ter de pôr no lixo frutas estragadas). Além
disso as cuvetes vendidas podem ter vários tamanhos, oferecendo soluções para
apenas um indivíduo ou para um conjunto de pessoas.
O mercado estando em movimento, recomendo aos meus clientes,
seja qual for a localização das suas lojas, que observem o seu mercado local,
falando com as pessoas e visitando as insígnias concorrentes, também incluídas
no “mass-market”, para que tomem a
decisão de incorporar ou não na sua oferta de frutas e legumes os segmentos da
4ªda 5ª gama e das frutas cortadas em cuvete prontas a comer.
Bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB