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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sugerir melhoramentos - A minha solução

A gôndola é constituída por 3 elementos. Na fotografia, vê-se nitidamente que os elementos têm uma largura diferente. Em caso de pormenorização da implantação, o conhecimento exato da largura de cada elemento é impreterível para – primeiro - conhecer o Linear Desenvolvido (LD) disponível e - segundo - poder definir o linear que será atribuído a cada segmento de produtos para chegar in fine à afinação do linear atribuído à referência – isso será objeto de um futuro Post .

Os segmentos de produtos presentes
Molhos de tomate - Molhos quentes – Molhos frios – Molhos mistos – Picles - Vinagres – Óleos – Azeites - Sal

Pontos a considerar para reajustar a implantação

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sugerir melhoramentos

O Sr. Manuel, dono de um supermercado de pequena dimensão (<400m2) gostaria de aumentar o impacto da sua implantação. Para poder ser ajudado, ele enviou a fotografia infra.
Quais são as suas sugestões para melhorar a implantação das subcategorias presentes na fotografia?

terça-feira, 8 de maio de 2012

Do consumidor ao comprador

É corrente ouvir as pessoas que trabalham na distribuição, seja qual for a forma de comércio ou o seu tamanho, utilizar as palavras “consumidor”, “cliente” e “comprador” como se fossem palavras com o mesmo sentido. No entanto, cada palavra tem o seu próprio significado, que o diferencia das outras como indicado no documento seguinte:

segunda-feira, 7 de maio de 2012

LIBERTEM o comércio alimentar de proximidade

Num momento crítico em que Portugal está a ser severamente abalado por turbulências fortes, todas as ideias que permitem potencializar a criação de empresas deveriam ser encorajadas. Força é de constatar que no setor da distribuição alimentar de proximidade e de pequena dimensão este espírito não existe, pois os criadores de minimercado devem enfrentar um conjunto de obstáculos que não beneficia a dinâmica desta atividade, já profundamente em mutação em consequência do desenvolvimento todos azimutes dos grupos da distribuição organizada quer associada quer integrada.
Não seria um bom contributo a criação de novas lojas, dinamizando ruas, bairros, cidades e proporcionando atividade a famílias inteiras, donas de loja, sem falar de possíveis criações de emprego em cascata?
Para facilitar a instalação de novas lojas, porque não rever alguns pontos que são obstáculos de ordem administrativa ou técnica, mas que por fim têm consequências financeiras que pesam na rentabilidade da empresa? Por exemplo redefinir:

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pingo Doce......The Day after

O evento do dia 01 de Maio já fez correr muita tinta, cada um tentou fazer prevalecer a sua verdade (os fornecedores, os sindicatos de trabalhadores, os sindicatos profissionais, as organizações concorrentes) porque obviamente cada um tem argumentos fortes para sublinhar o que este dia, de ação comercial agressiva por parte do Pingo Doce, trouxe em termos de polémica.
Hoje, dia 04 de Maio, ainda estamos de ressaca mas, no entanto, podemos tentar entrever as consequências em termos de dia seguinte:

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Urbanismo comercial e VIDA das ruas, bairros,aldeias,cidades,regiões,país

A vida em comunidade não se pode resumir apenas ao tempo partilhado por um conjunto de pessoas para passar o fim do dia e a noite.
A vida em comunidade implica a troca entre pessoas, trocas de todos os géneros, que permite tecer laços de boa vizinhança e até de amizade duradora. O contexto de tempo não se pode resumir ao fim do dia e à noite; ele deve obviamente abarcar a parte do dia que vai do nascer até ao pôr-do-sol, porque salvo exceção é durante estas horas que as pessoas podem conviver. Conviver é a palavra-chave, significa segundo o dicionário Houaiss “ viver em proximidade, ter relações cordiais, dar-se bem, adaptar-se, habituar-se a condições extrínsecas, coexistir” ou seja juntar as pessoas, indivíduos à partida diferentes, num contexto comum dinâmico, onde cada um faz parte do todo e onde o todo não pode funcionar sem o contributo de cada um.

terça-feira, 1 de maio de 2012

O "Cubo" do grupo Delhaize na Bélgica

O virtual está a expandir-se cada vez mais, depois da Tesco e da sua experiênça no metro de Seoul - Post de segunda-feira dia 02 de Abril de 2012 - em desenvolvimento, o "cubo" do grupo Delhaize na Bélgica!
Estas experiências devem ser uma marca para cada distribuidor em Portugal imaginar, desenvolver e ousar ideias novas, viradas para o futuro. Uma certeza, o movimento do mundo não vai parar, portanto as únicas perguntas são; Quem vai apanhar o comboio do futuro? Quem vai ficar no caís a ver arrancar e/ou passar o comboio?
RB