Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Do consumidor ao comprador

É corrente ouvir as pessoas que trabalham na distribuição, seja qual for a forma de comércio ou o seu tamanho, utilizar as palavras “consumidor”, “cliente” e “comprador” como se fossem palavras com o mesmo sentido. No entanto, cada palavra tem o seu próprio significado, que o diferencia das outras como indicado no documento seguinte:


A importância do significado de cada palavra prende-se com situações que devem ser analisadas, discutidas, refletidas, para definir quais são as ações mais pertinentes a implementar, a planear e a pôr em prática. O dono de um Ponto de Venda pode precisar de:
×   Aumentar o impacto do seu Ponto de Venda ao nível da sua zona de atração, de maneira a provocar o maior tráfego de clientes na sua loja ou seja, a problemática pode ser a procura de soluções que permitem tornar mais consumidores os clientes da loja;
×   Resolver um problema ligado à transformação de cada cliente num comprador a 100% e, neste caso quais são as ações a planear na loja para levar cada cliente a ser mais comprador;

O ponto é que a boa perceção da origem do problema é impreterível para que seja efetuado um diagnóstico técnico claro e, para que seja encontrada uma solução adaptada ao problema detetado. Ignorá-lo ou não o perceber não adianta nada.
RB









Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.