É corrente
ouvir as pessoas que trabalham na distribuição, seja qual for a forma de
comércio ou o seu tamanho, utilizar as palavras “consumidor”, “cliente” e “comprador”
como se fossem palavras com o mesmo sentido. No entanto, cada palavra tem o seu
próprio significado, que o diferencia das outras como indicado no documento
seguinte:
A importância do significado de cada palavra prende-se com situações que devem ser
analisadas, discutidas, refletidas, para definir quais são as ações mais pertinentes
a implementar, a planear e a pôr em prática. O dono de um Ponto de Venda pode
precisar de:
× Aumentar o impacto do seu Ponto de Venda ao nível da
sua zona de atração, de maneira a provocar o maior tráfego de clientes na sua
loja ou seja, a problemática pode ser a procura de soluções que permitem tornar
mais consumidores os clientes da loja;
× Resolver um problema ligado à transformação de cada
cliente num comprador a 100% e, neste caso quais são as ações a planear na loja
para levar cada cliente a ser mais comprador;
O
ponto é que a boa perceção da origem do problema é impreterível para que seja
efetuado um diagnóstico técnico claro e, para que seja encontrada uma solução
adaptada ao problema detetado. Ignorá-lo ou não o perceber não adianta nada.
RB
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