A
gôndola é constituída por 3 elementos. Na fotografia, vê-se nitidamente que os
elementos têm uma largura diferente. Em caso de pormenorização da implantação,
o conhecimento exato da largura de cada elemento é impreterível para – primeiro
- conhecer o Linear Desenvolvido (LD)
disponível e - segundo - poder definir o linear que será atribuído a cada
segmento de produtos para chegar in fine à afinação do linear atribuído à
referência – isso será objeto de um futuro Post
.
Os segmentos de produtos
presentes
Molhos
de tomate - Molhos quentes – Molhos frios – Molhos mistos – Picles - Vinagres –
Óleos – Azeites - Sal
§ É preciso saber o sentido principal de deslocação dos
clientes. Trata-se de responder a 2 perguntas: Onde estava o cliente antes de
chegar a esta parte da loja? E para onde terá tendência para se dirigir?
§ É preciso ter um conhecimento das performances dos segmentos
em termos de rotação, de contribuição de cada um para a faturação da loja e, de
contribuição para a margem. Podem ser acrescentados outros critérios de
análise, como a quota de mercado de cada segmento (para isso obter informações
vindas da Nielsen é importante) e a aposta em segmentos em desenvolvimento
(para isso obter informações dos fornecedores e/ou da central de compras da
qual a loja faz parte é fundamental).
Pontos a melhorar
Agrupar os produtos por segmentos
homogéneos.
Por
exemplo, os molhos estão espalhados nos 3 elementos, com níveis visuais
diferentes. Isso complica a leitura da oferta e por consequência penaliza a
venda. Lembrem-se que o objetivo do gestor da loja consiste em transformar cada
cliente num comprador, ou seja numa pessoa que quando sair da loja, não
precisará de entrar numa outra loja. Obviamente, não se trata de impingir
produtos ao cliente, pois nesse caso ele poderá sentir-se enganado e não voltar
à loja.
A
subcategoria dos molhos pode ser segmentada em 3 segmentos:
§ O segmento dos molhos “frios” composto por produtos que
se consomem essencialmente frios tais como a mostarda, a maionese, o ketchup e
todos os molhos de “barbecue”;
§ O segmento dos molhos “quentes” composto por produtos
que são essencialmente utilizados para preparar pratos quentes, tais como os
molhos de tomate simples ou pré-preparados;
§ O segmento dos molhos “mistos” composto por produtos
que podem ser utilizados tanto na mesa, para condimentar um prato de forma
individual, como na preparação de pratos quentes, tais como os molhos à base de
malaguetas, piripiri…etc.
Em termos de implantação
Encadear em função do bom
conhecimento do circuito as subcategorias de produtos
O
linear deverá ser continuamente adaptado em função das performances de cada
subcategoria e, depois, de cada referência.
RB
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