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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sugerir melhoramentos - A minha solução

A gôndola é constituída por 3 elementos. Na fotografia, vê-se nitidamente que os elementos têm uma largura diferente. Em caso de pormenorização da implantação, o conhecimento exato da largura de cada elemento é impreterível para – primeiro - conhecer o Linear Desenvolvido (LD) disponível e - segundo - poder definir o linear que será atribuído a cada segmento de produtos para chegar in fine à afinação do linear atribuído à referência – isso será objeto de um futuro Post .

Os segmentos de produtos presentes
Molhos de tomate - Molhos quentes – Molhos frios – Molhos mistos – Picles - Vinagres – Óleos – Azeites - Sal

Pontos a considerar para reajustar a implantação
§ É preciso saber o sentido principal de deslocação dos clientes. Trata-se de responder a 2 perguntas: Onde estava o cliente antes de chegar a esta parte da loja? E para onde terá tendência para se dirigir?
§ É preciso ter um conhecimento das performances dos segmentos em termos de rotação, de contribuição de cada um para a faturação da loja e, de contribuição para a margem. Podem ser acrescentados outros critérios de análise, como a quota de mercado de cada segmento (para isso obter informações vindas da Nielsen é importante) e a aposta em segmentos em desenvolvimento (para isso obter informações dos fornecedores e/ou da central de compras da qual a loja faz parte é fundamental).

Pontos a melhorar
Agrupar os produtos por segmentos homogéneos.
Por exemplo, os molhos estão espalhados nos 3 elementos, com níveis visuais diferentes. Isso complica a leitura da oferta e por consequência penaliza a venda. Lembrem-se que o objetivo do gestor da loja consiste em transformar cada cliente num comprador, ou seja numa pessoa que quando sair da loja, não precisará de entrar numa outra loja. Obviamente, não se trata de impingir produtos ao cliente, pois nesse caso ele poderá sentir-se enganado e não voltar à loja.

A subcategoria dos molhos pode ser segmentada em 3 segmentos:
§ O segmento dos molhos “frios” composto por produtos que se consomem essencialmente frios tais como a mostarda, a maionese, o ketchup e todos os molhos de “barbecue”;
§ O segmento dos molhos “quentes” composto por produtos que são essencialmente utilizados para preparar pratos quentes, tais como os molhos de tomate simples ou pré-preparados;
§ O segmento dos molhos “mistos” composto por produtos que podem ser utilizados tanto na mesa, para condimentar um prato de forma individual, como na preparação de pratos quentes, tais como os molhos à base de malaguetas, piripiri…etc.

Em termos de implantação
Encadear em função do bom conhecimento do circuito as subcategorias de produtos
O linear deverá ser continuamente adaptado em função das performances de cada subcategoria e, depois, de cada referência.
RB

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