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domingo, 22 de março de 2015

Pensem em grande

Caros retalhistas e responsáveis de loja:
Não peçam aos vossos fornecedores, ou à vossa central de compras mais alguns cêntimos de desconto num produto em particular. Isso é MUITO POUCO, porque nesse caso o ganho é extremamente limitado.

Mas sim,

Peçam aos vossos fornecedores, à vossa central de compras ou ao vosso consultor em matéria de organização do Ponto de Venda e de merchandising, um apoio técnico para aumentar a venda de todos os produtos da vossa loja. Isso sim, é PENSAR EM GRANDE, porque neste caso os ganhos são totalmente multiplicados, e o limite é o céu!
Ninguém pode substituir o RETALHISTA na gestão do seu Ponto de Venda.

Bom trabalho.
RB

quarta-feira, 18 de março de 2015

A nova estratégia da Makro no mercado português

Em comunicado de 12 de Março de 2015, a Makro Portugal informou o mercado da sua nova estratégia, que se baseia essencialmente no foco no segmento HoReCa.

sábado, 14 de março de 2015

As pesadas responsabilidades dos Pontos de venda!

O mercado, como foi muitas vezes sublinhado neste blog, está em constante movimento. O movimento implica de facto uma dinâmica simples e brutal:
SEM DÙVIDA ALGUMA
Quem estiver inserido no movimento apanha a onda do sucesso e ultrapassa os obstáculos que de facto aparecem sempre, e quem estiver parado, seja por que razão for - medo, fraquezas técnicas, comodismo, falta de meios - desaparecerá.

domingo, 8 de março de 2015

O preço de venda - Uma variável de negócio maltratada!

O calcanhar de Aquiles do setor retalhista alimentar independente e associado continua a ser a determinação do Preço de Venda dos produtos, exercício e reflexão fulcral por – pelo menos - duas razões essenciais:
- A imagem do Ponto de Venda, corolário do seu posicionamento;
- A perenidade do negócio, que pressupõe uma gestão lucrativa do negócio

O que NÃO DEVE SER

domingo, 1 de março de 2015

Crescimento das LPD - inequívoco e animador!

Os números são inequívocos e animadores, as Lojas de Pequena Dimensão (LPD) estão numa fase muito positiva. Pois é, as lojas do setor tradicional estão a crescer a um ritmo 2 vezes superior ao ritmo do mercado em geral.

Estamos a viver um momento forte para todos os atores empenhados diariamente na defesa e na dinamização do setor do retalho “dito” tradicional.
Para o Engenheiro João Vieira Lopes (Presidente da CCP) e as suas equipas técnicas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Lagoa, laboratório da densidade comercial no Algarve

Ao observar a cidade de Lagoa no Algarve, poderíamos pensar que felizmente a crise passou e que vamos, com certeza e com muita alegria, assistir a uma bonança económica fora do comum.
Ao observar o panorama nacional, vemos que a situação não é bem essa e que a crise não passou, que os portugueses apenas se habituaram a viver com menos, e não acreditam numa bonança mágica, nem a curto nem a médio prazo.

Mas, em Lagoa a vida parece ser outra se olharmos para a situação comercial em franca efervescência.
As insígnias presentes em Lagoa:
- Pão de Açúcar (à entrada de Lagoa para quem vem de Portimão);
- Pingo Doce (à proximidade do cruzamento central de Lagoa, na EN 125);
- Intermarché (antiga loja Netto, frente à Fatacil, no cruzamento de saída de Lagoa);
- Aldi (entre o Pingo Doce e o Intermarché de Carvoeiro);
- Intermarché de Carvoeiro.

Para vir:
- Continente (no lugar da loja Izi (MEstre Maco) à saída de Lagoa, em direção a Albufeira);
- Apolónia (junto ao Aldi)

Esquema

domingo, 1 de fevereiro de 2015

E se o projeto Aqui é Fresco for o melhor projeto para o retalho independente?

O retalho alimentar está a viver um momento crítico, não porque os consumidores não queiram saber mais das lojas de bairro, mas porque as LPD (lojas de Pequena Dimensão) devem evoluir para se adaptarem às expetativas dos consumidores. 

Claramente, as lojas que atuam no quadro da proximidade continuam a atrair os consumidores. Aliás, as mercearias, as lojas alimentares, outrora destino de encontro das mulheres enquanto os homens se juntavam nos bares, começam a tornar-se também pontos de encontro para os homens. É verdade que no coração do dia, podemos ver casais de reformados a dar o seu passeio social para entrar em contacto com a vida mas também, é cada vez mais claro que os homens jovens gostam de fazer as suas compras, sozinhos ou acompanhados pela respetiva mulher. A compra passou de um ato de pouco interesse ou basicamente mecânico, a um ato de prazer

Nestas circunstâncias, uma loja que não apresenta as condições