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domingo, 28 de fevereiro de 2016

Continente e o mercado em movimento

Num curto artigo do Diário de Noticias de 11 de Fevereiro de 2016, intitulado “Continente quer entrar na hotelaria”, pode ser lido que o Continente Negócios está a pesar mais nos segmentos da hotelaria e da restauração.

Não é de estranhar que um grupo com a envergadura do grupo Sonae tenha vontade de chegar a todos os segmentos do mercado Português, quaisquer que eles sejam; consumidores finais, ou profissionais. Isso faz parte da corrida sem tréguas ao controlo do mercado.

Para falar da hotelaria e da restauração, o grupo Sonae já está implantado na restauração a partir da venda de mercadorias nas lojas Continente e a partir do Continente “online”. Portanto esta notícia do DN vem apenas relembrar aos grossistas do setor alimentar que o grupo Sonae está ativo e bem ativo em segmentos onde eles atuam de forma tradicional.

Esta notícia vem também sublinhar a irresistível evolução do “omnical” ou seja das estratégias que assentam na chegada aos consumidores tanto através de lojas como da Internet. Portugal não é um país atrasado e os grupos, como o grupo Sonae, estão a acompanhar as evoluções internacionais e a porem-se em fase com as evoluções sociológicas e tecnológicas que estão a mudar o mundo.

Num mundo em que as mudanças estão a aparecer sem tréguas e com uma rapidez nunca vista, há reflexões que devem ser iniciadas hoje, sem tardar, para evitar perder o comboio e desaparecer de vez.

Boa reflexão.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Reorganização total do supermercado Spar de Lagos - Praia da Luz

Na Praia da Luz, em Lagos, o supermercado Spar com 395m2 de placa de venda reabriu a 3 de Fevereiro, após ter estado fechado durante 1 mês para obras de reorganização!
O processo de reorganização desta loja começou no início de Setembro de 2015, logo depois das férias de verão, sob o impulso do seu proprietário o Sr. Rui Viegas, a supervisão do seu gestor, o Sr. Manuel Teixeira e, o empenho técnico do seu diretor o Sr. Paulo Ferro. 

A situação de base
A loja tinha mudado pouco desde a sua criação, há uma dezena de anos atrás, e apresentava um conjunto de defeitos técnicos tais como:
- A ausência de um circuito capaz de guiar o cliente na placa de venda;
- A fragmentação das categorias de produtos. Por exemplo, os refrigerantes e sumos encontravam-se em sítios afastados dos vinhos e das cervejas;
- O desencadeamento dos frescos, prejudicando o encadeamento das categorias e impossibilitando que os clientes pudessem fazer as suas compra de forma simples e rápida;
- Um aspeto de labirinto da placa de venda, consequência dos pontos citados supra e, sobretudo, consequência de uma geometria ingrata e complicada do ponto de venda.

Imagem da situação inicial
Fotos antes Fevereiro de 2016

O objetivo definido
Redefinir a loja na sua totalidade, para proporcionar aos consumidores da sua zona de atração uma agradável experiência de compra.

Para alcançar este objetivo, foi necessário
Definir um circuito de deslocação dos clientes, simples e dinamizador das diferentes zonas da placa de venda;
- Ter em conta os imperativos técnicos ligados à morfologia inicial da loja e, as dificuldades de alterar as zonas de colocação das seções com atendimento do cliente;
- Refletir num encadeamento simples e sobretudo legível das categorias de produtos, para facilitar a progressão dos clientes na placa de venda;
- Aumentar de forma significativa a zona dos produtos frescos e refrigerados, para posicionar a loja como especialista dos produtos frescos e torna-la incontornável para os numerosos turistas do verão, uma época do ano muito forte.

Imagem da planta final


Fotos da loja reorganizada

Da esquerda para a Direita - Ana Silva - Francisco Dias - Fátima Marques - Elena Chetraru - Paulo Ferro (diretor da loja) - Ivone Monteiro - Elsa Costa - Filipe Ferro - Andreia Silva - Liliana Pacheco - Fátima Santos - Ludemila Danu








Os colaboradores, peças-chave do sucesso
Para finalizar este “Post” era necessário falar dos colaboradores de Spar de Lagos/Praia da Luz, elementos fundamentais para a boa implementação, no terreno, das ações projetadas e decididas pela direção. 
A reimplantação foi um momento intenso de muito trabalho, de muitas horas gastas, até muito tarde, para que a loja pudesse ser aberta no dia 3 de Fevereiro de 2016. 
Grandes parabéns a cada uma e a cada um dos colaboradores envolvidos nesta metamorfose da loja Spar de lagos/Praia da Luz.

Epílogo
Desde a reabertura da loja a 3 de Fevereiro, os colaboradores da loja recebem diariamente os parabéns dos clientes habituais, que acham a loja mais espaçosa, mais luminosa e onde fazer as compras está a ser muito agradável!

Contactos 
Manuel Teixeira - Gestor do projeto
Tlm: 91 000 0103
Mail:mteixeira@successexpert.pt 

Paulo Ferro - Diretor da loja
Tlm: 91 723 89 87
Mail:sucess.sparluz@gmail.com 

Richard Bordone - Consultor do projeto
Tlm: 91 730 45 35
Mail:brichard@sapo.pt   

O seu sucesso está nas suas mãos!
RB








domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como fazer para vender mais?

Num mercado de comércio alimentar ultracompetitivo, que toda a gente afirma estar saturado de lojas mas, onde, paradoxalmente, não faltam projetos de novas unidades comerciais, “como fazer para vender mais?” deve ser a pergunta que assombra qualquer comerciante e gestor de insígnia!

O bom conhecimento do vocabulário técnico é com certeza uma chave mestre para guiar o comerciante ou o gestor na sua reflexão, porque isso vai permitir-lhes perceber quais são os pontos que devem ser analisados e as respetivas ações a implementar.

Caso das palavras Consumidor – Cliente - Comprador 
Um consumidor: É qualquer indivíduo que, por ser vivo, precisa de satisfazer necessidades, e em primeiro lugar, e de forma vital, as suas necessidades básicas tais como alimentar-se. Afinal, qualquer um de nós é um consumidor. 
Um Cliente: Um indivíduo que entra numa loja passa do estado de consumidor ao estado de cliente. Se o estado de consumidor faz parte do Ser Humano, o estado de cliente é o resultado de uma escolha, de uma opção de entrar em tal ou tal loja. 
Um comprador: Um consumidor que entra numa loja pode, por várias razões ligadas às suas inibições ou desagrado, sair da loja sem comprar nada. O comprador será o cliente que terá escolhido produtos e os terá pago antes de sair da loja. 
Três palavras, com três significados diferentes que implicam uma reflexão e definições de ações diferenciadas! 

Esquemas 
Bom trabalho. 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que é bom para a EMD é bom para a Euromadi e, o que é bom para Euromadi é bom para a UniMark e todo o seu universo de associados, clientes e consumidores.

Em linha com o que foi muitas vezes focado no blog alojadaminharua, o mercado está numa situação de movimento contínuo. Depois da Asda, filial da Walmart, no início deste ano, agora é a vez da Kaufland se juntar à EMD. O objetivo da Kaufland consiste em concentrar uma parte das suas compras para as atividades que desenvolve nos mercados situados na Europa de Leste, e que englobam a República Checa, a Eslováquia, a Polónia, a Croácia, a Roménia e a Bulgária. 

Segundo o que pode ser lido na Internet, a Kaufland, é uma empresa retalhista alemão cuja sede está situada em Neckarsulm no Land do Bade-Wurtemberg (região limítrofe da França, colada geograficamente à Alsácia).
A Kaufland, criada em 1984, gere hipermercados e, faz parte do grupo Schwarz, grupo pouco conhecido mas que é dono das insígnias Lidl e Handelshof (insígnia grossista que opera na Alemanha).
Logótipo
Uma boa noticia para:
- os armazenistas associados da EuromadiPort, que veem assim aumentar a sua capacidade negocial global através do desenvolvimento e do fortalecimento da central europeia EMD;
- os comerciantes que precisam de criar laços comerciais fortes com grossistas competitivos, para se abastecerem nas melhores condições do mercado;
- os consumidores que confiam na competitividade e na mais valia que representa, para eles, o comercio físico de proximidade e com serviço de excelência. 

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 24 de janeiro de 2016

5º aniversário da insígnia Aqui é Fresco

Os aniversários são sempre momentos fortes; eles permitem, ano após ano, fazer a análise do caminho percorrido e desejar novos momentos de felicidade! No caso especifico da insígnia do comércio associado Aqui é Fresco, o aniversário marca o aniversário de todos os protagonistas que desenvolveram a insígnia.

O aniversário da insígnia Aqui é Fresco é o aniversário da UniMark.
Nada acontece no terreno sem o empenho diário da equipa de colaboradores da UniMark, que incansavelmente:
- Negoceia com os fornecedores, as melhores condições de compra das mercadorias para ajudar os retalhistas aderentes a serem competitivos e a obterem uma rentabilidade justa na prática da sua atividade;
- Define, em parceria com fornecedores, o “capitão” de categoria, o cardex ideal para lojas de pequena e média dimensão para ajudar os retalhistas a terem uma oferta equilibrada, que potencialize a atração de clientes e permita maximizar os lucros;
- Apoia os retalhistas no terreno com a difusão de aconselhamentos técnicos que permitem o melhoramento do ponto de venda em termos da respetiva organização, para agradar aos clientes e facilitar a sua fidelização;
- Desenvolve formações dirigidas aos comerciantes aderentes mas também aos seus colaboradores, para fortalecer os seus conhecimentos técnicos, para que bem formados eles possam ter uma atuação profissional forte no sucesso das lojas.
No universo da UniMark, devem ser também destacados os grossistas que no terreno asseguram a implementação das linhas diretrizes definidas pela direção da UniMark, e as soluções elaboradas pela direção da insígnia liderada pela Dra Carla Esteves.

O aniversário da insígnia Aqui é Fresco é o aniversário dos retalhistas aderentes.
Sem dúvida nenhuma, os retalhistas estão de parabéns por desenvolver dia após dia o bom nome da insígnia Aqui é Fresco. Sem retalhistas aderentes, empenhados no sucesso, nenhuma insígnia pode sobreviver. O sucesso dos retalhistas da Aqui é Fresco é o fruto de:
- Uma visão estratégica, que se combina de forma soberba com os atributos da insígnia Aqui é Fresco;
- Uma vontade de prepararem as suas empresas, para enfrentar as evoluções cada vez mais rápidas e cada vez mais técnicas do mercado;
- Um trabalho árduo, dia após dia, sempre de serviço, para acolher e atender os seus clientes;

Esquema
Contactos úteis para quaisquer retalhistas que também gostariam de poder festejar no próximo ano, o 6º aniversário da insígnia Aqui é Fresco.
Site da insígnia Aqui é Fresco: http://aquiefresco.com
Site da central de compras UniMark: http://unimark.pt
Carla Esteves – Diretora do projeto Aqui é Fresco carla.esteves@unimark.pt

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB




segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A insígnia – uma mais-valia capital

No setor do retalho alimentar, muitos são os comerciantes que percebem que, para maximizar a atração da sua loja, entrar numa cadeia de lojas associadas representa um grande benefício, sobretudo em termos da proteção que proporciona uma insígnia comum aos seus aderentes.

A insígnia é, por si só, uma assinatura, uma promessa de satisfação
A relação entre os consumidores e uma insígnia é uma relação baseada na construção de uma cumplicidade, feita de altos e baixos, de amor e desamor, dia após dia.
Uma insígnia sólida é uma insígnia que consegue levar o cliente a integrá-la na rotina do seu dia-a-dia. Chegar a esse nível de convergência demora tempo, energia, dedicação, dinheiro, e é uma tarefa que pode ser complicada, ver impossível para uma pessoa só.

Aderir a uma rede de lojas associadas permite partilhar os esforços de construção e de animação de uma insígnia
A solução que permite beneficiar das vantagens da força de uma insígnia é a adesão a uma cadeia de comércio associado. Um dos elementos mais básicos de uma cadeia é a definição de uma insígnia comum a toda rede e partilhada por cada comerciante associado. O líder da cadeia de comércio associado define mas também, e sobretudo, faz VIVER a insígnia, para que esta se torne verdadeiramente um elemento do valor daquela.
A insígnia é o chapéu que agrupa todas as lojas aderentes, é o rosto público e visível da rede de lojas e, a esse título, deve defender o seu bom nome e os seus atributos qualitativos!

Pertencer a uma insígnia do comércio associado dá Vantagens mas implica também, e de facto, obrigações.
Uma insígnia do comércio associado é um “bem” partilhado, que deve ser protegido e valorizado pela organização líder da insígnia mas também por cada um dos associados. Cada comerciante, elemento da rede de lojas, deve zelar pela valorização da insígnia, e é verdade que não seria normal e, não deveria ser tolerado, que o desleixo de alguns penalize o conjunto da insígnia. Os direitos são a contrapartida de deveres.

Esquema
As insígnias do comércio associado permitem aceder a ferramentas bastante úteis.
Uma insígnia do comércio associado permite, para o comerciante retalhista, focar os seus esforços no Ponto de Venda, numa lógica de maximizar as vendas e de otimizar os lucros, pois nos bastidores do líder da rede, um conjunto de pontos são analisados, negociados e, ficam prontos a ser utilizados.
Os compradores da central negoceiam as melhores condições do mercado para comprar os produtos que constituem as categorias de produtos, definidas em termos de altura, largura e profundidade da gama pelo marketeer da central, numa perspetiva de fomentar as melhores vendas e os melhores benefícios possíveis. As equipas de compradores e de marketeers em contato constante com o mercado são profissionais que trabalham diariamente para os retalhistas aderentes da rede de loja associadas.
Amanhã, como já foi muitas vezes sublinhado no blog “Alojadaminharua”, as centrais que gerem as insígnias de comércio associado serão as parceiras incontornáveis dos retalhistas que quererão aceder a um bocado do bolo da venda a partir da Internet e optar por uma estratégia omnicanal.

O comércio a retalho está a evoluir, em termos de profissionalismo, de novas tecnologias e de perceção das expetativas dos consumidores. Vão existir conceitos de loja de sucesso, fórmulas comerciais que conseguirão impor-se, sem dúvida, mas a custo de muito trabalho.
O comércio associado poderá ser uma ótima solução, para quem quiser ser comerciante com riscos mínimos. Nesse caso, a adesão a uma insígnia de rede de lojas trará uma solução interessante mas com regras a respeitar!

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 10 de janeiro de 2016

A especialização é o eixo principal de posicionamento e de desenvolvimento

Provavelmente, a partir de agora, ou os retalhistas do comércio independentes e associados têm placas de venda de uma superfície superior a 200m2 ou, deverão enfrentar pesadas dificuldades.

As razões têm a ver com as evoluções do mercado.
Por um lado, como foi sublinhado no "post" de 03 de Janeiro de 2016 (“2016 será um ano de viragem paraas lojas de pequena e média dimensão”), os consumidores estão a adotar novas forma de viver. O aparecimento e o desenvolvimento do “Street food” é uma parte visível desta mudança. O consumo, sobretudo o consumo urbano, está a evoluir. Trata-se de uma evolução interna a Portugal, que será acompanhada por novas forma de consumir e de se relacionar trazidas pelos imigrantes vindos do Norte para Portugal, os recentes reformados franceses que fogem do rigor fiscal francês e que procuram um pais calmo, com um bom clima e no qual a vida é bastante segura.
Por outro lado, as grandes insígnias estão a lutar para conquistar os centros urbanos e periurbanos, e para isso implementam uma relação de proximidade excecional, utilizando as ferramentas informáticas que possuem para desenvolver o “click and go”, uma aplicação local do “click & collect” anglo-saxónico.

A especialização é o eixo principal de posicionamento e de desenvolvimento
As noções de proximidade e de defesa do poder de compra dos consumidores são de facto confiscadas pelas grandes insígnias de distribuição, através de um marketing de comunicação agressivo.
Qual é o retalhista independente ou do comércio associado que consegue competir em termos de proximidade, sem ter um nível de sofisticação informático comparável às grandes insígnias?
Como combater a ideia, falsa mas difundida, segundo a qual as insígnias de grande envergadura têm preços de venda mais baixos?
A especialização permite um posicionamento reconhecido e valorizado pelo mercado. A especialização permite o desenvolvimento de serviços que fidelizam os clientes e que criam valores! A especialização permite evitar um confronto diário desequilibrado com as grandes insígnias da distribuição organizada!

O universo dos “Frescos” é ideal par fomentar e articular um posicionamento de especialista.
A análise da faturação de uma loja do retalho alimentar mostra que perto de 60% do negócio é baseada na venda de produtos frescos. Indubitavelmente, os frescos representam o maior eixo de especialização, o resto do sortido devendo ser reduzido e visto como uma oferta complementar curta e pouco profunda.
Os “Frescos” englobam o talho, a charcutaria, os queijos, a peixaria, o take-away, a padaria e a pastelaria, os lacticínios e as frutas e legumes, cada categoria podendo ser segmentada segundo a localização da loja e, portanto, em função do uso em termos de segmentos frescos em L.S. ou com serviço e a peso, enlatados, congelados.

Com sublinhado no post de 03 de Janeiro de 2016, “2016 será umano de viragem para as lojas de pequena e média dimensão”. Será necessário repensar a forma de gerir as lojas de pequena e média dimensão em termos de layout, de distribuição de categorias, de posicionamento, de dinâmica comercial …etc.
Esquema
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB