Inscritos como seguidores do blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Evoluções e adaptações

As evoluções podem ser radicais e visíveis para toda a gente, deixando uma marca na história, um antes e um depois ou, silenciosas, pouco percetíveis para a maioria das pessoas mas, que deixam pouco a pouco uma fratura forte e sem hipótese de retorno. Assim é na área da distribuição, outrora baseada numa arquitetura assente em milhares de pontos de venda espalhados nas ruas, incontornáveis para a população em geral. Hoje, as lojas do comércio alimentar independente deixaram o seu lugar a grandes cadeias de comércio alimentar, e não só, do comércio associado ou integrado.
Portanto, para acompanhar esta evolução silenciosa, conviria ajustar o vocabulário profissional quando se fala do comércio independente, ou associado de modo leve.
Por exemplo:
- A expressão retalho alimentar de pequena dimensão deveria substituir a expressão retalho alimentar de proximidade. De facto, a proximidade é hoje em dia ocupada por todos os grupos que têm uma loja a pouca distância de uma cidade, em termos de deslocação a pé mas também de bicicleta, de mota e de carro. Portanto Lidl, Aldi, Minipreço, Pingo Doce, Continente Modelo, Intermarché, Pão de Açúcar, partilham qualquer mercado de proximidade porque são atores presentes e muito ativos e dinâmicos nos locais onde têm lojas implantadas. Recentemente, ao percorrer o Alentejo, fiquei espantado ao ver, em muitas povoações, fregueses andar a pé com o cabaz de rodas, à beira da estrada, e percorrer 200 até provavelmente 600m para chegar às insígnias citadas supra… mesmo com lojas de pequena dimensão mais perto das suas casas;
-  Desde 1975, ou seja para quem tenha quase 40 anos, a tradição para fazer as compras é o supermercado que conheceu desde o carrinho de bebé…. e quem tinha 20 anos em 1975, e que portanto tem agora 60 anos, conheceu o supermercado toda a sua vida de adulto!! Como dizia Marguerite Yourcenar, escritor francesa e membro da Academia francesa até o seu falecimento em 1987: “A tradição é um progresso que teve sucesso” . Portanto a tradição nem sequer pode ser um trunfo para qualificar de forma benéfica o retalho de pequena dimensão.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.