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quarta-feira, 23 de abril de 2014

A gestão da informação como ferramenta essencial

Das duas uma, ou vamos sair da crise ou vamos habituar-nos a viver com ela. Seja o que for vamos entrar num novo mundo, como sempre acontece em conclusão dos grandes traumatismos.A razão tem a ver com a nossa vontade individual mas também coletiva de deixar para trás os momentos difíceis como o desemprego, o empobrecimento, o medo do amanhã, e mesmo para alguns o bater no fundo e cair na miséria.
Vamos querer entrar num novo mundo, porque a esperança é portadora de fé na felicidade, no sucesso, e que o ser humano precisa de acreditar para se projetar no amanhã.Muitos comportamentos vão ficar obsoletos, apoiados pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Ainda não temos uma cobertura correta em termos da 4ªG que já se fala da 5ªG para 2021…. O mundo vai mudar muito. 

Na área do comércio de proximidade, as evoluções

domingo, 13 de abril de 2014

Anino pneus Lagos – Uma aliança de qualidade entre o local e o global!

Porque é que o “global” deveria ser uma fonte de medo para quem atua ao nível local? Porque é que o “local” deveria ser sinónimo de fraqueza e de afastamento em relação aos padrões nacionais ver europeus de qualidade?

Em Lagos, a empresa Anino pneus Lda. dirigida pelo Dr. Ricardo Anino, um jovem empresário, é um exemplo concreto da coexistência feliz entre o local e o global.
O Ricardo Anino é de Lagos e portanto, conhece bem o local, a sua terra, a terra onde passou a vida, onde convive com a comunidade e onde ganhou notoriedade e respeitabilidade. Ele sabe que os consumidores de Lagos que possuem um motorizado precisam de mudar regularmente os pneus ou comprar jantes ou fazer outros arranjos para os seus carros.

Cada cliente aparece na oficina com

domingo, 6 de abril de 2014

A Gestão da margem

Os retalhistas independentes ou associados têm o grande benefício de poder tomar decisões táticas como quiserem, para enfrentar as organizações do comércio integrado. A gestão da margem é um dos parâmetros de ação.
O problema é que existe um abismo entre ter nas mãos a possibilidade de utilizar este parâmetro e utilizá-lo de facto!

O que é o que se observa? 
Em geral, os comerciantes do comércio independente ou associado (a diferença entre as duas formas residindo sobretudo na independência total para os primeiros e no apoio recebido da organização a montante para os segundos) continuam a gerir a margem das categorias como se a taxa de margem tivesse de ser igual para todas as referências. 
É obviamente um erro, porque uma categoria de produtos é constituída sempre por referências que têm uma vida própria em termos de escoamento, de atividade comercial e também de rentabilidade. Uma análise ABC permite observar facilmente a contribuição de cada referência no seio da categoria.

O que deveria ser feito?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quanto é que vale a sua loja?

As Lojas de Pequena Dimensão (LPD) ainda podem dar frutos! A evolução da sociedade em termos de envelhecimento da população, do custo das deslocações e da normalização dos cidadãos que voltam a tentar viver com o que têm e não com o que não têm, levam as lojas de bairro, de rua, a voltarem a ser atrativas! 
A tentação do ganho fácil encontrará desilusão.
O tempo da inflação extraordinária dos valores das lojas já passou. Já não se encontra ninguém que compre uma loja de olhos fechados, só porque quer ou por medo que se calhar amanhã o preço ainda seja mais elevado. Isso já acabou. Os grandes grupos de distribuição, outrora fator de inflação do preço do m2 de loja, compram e/ou alugam lojas após um estudo de rentabilidade previsional, que dita o que eles aceitam pagar. Aliás e em aparte - se considerar os mails que recebo de vez em quando - qualquer grande grupo negocia forte e feio o que pagará! 
Não haverá grandes negócios, haverá negócios bons e razoáveis para ambas as partes.
Quer vender ou alugar a sua loja?

quarta-feira, 26 de março de 2014

Os números como meio racional de encarar as lojas

Há sempre perigo de nos afastarmos da realidade numérica que carateriza a vida de uma loja.Cada um pode dizer que a sua realidade é diferente da dos outros, mas temos de admitir que os números são brutalmente insensíveis: 2+2=4 e quem não acredita nisto ou está a errar ou é filósofo!

O rendimento ao m2 de uma loja é um elemento de base. 
Um rendimento 4000€/m2 é um indicador de fracas performances. É possível que a loja não seja capaz de sobreviver.

sábado, 22 de março de 2014

Alisuper is “coming back”

Na sexta-feira 21 de Março de 2014 terminou a formação “Merchandisisng – Ponto de venda e escoamento”, primeira fase do ciclo de formação destinado aos supervisores, gerentes e subgerentes da insígnia Alisuper. A formação teve uma duração de 28h e permitiu que os participantes abordassem vários temas de grande interesse para as suas atividades de gestor de Loja.

Os participantes mostraram um grande apetite

segunda-feira, 17 de março de 2014

EuromadiPort tem a vocação de federar os grossistas e as cadeias independentes portugueses!

Se é verdade que “small is beautifull”, não deixa de ser verdade que a vida ensina que o equilíbrio é a melhor maneira de coexistir. Assim “ small is beautifull” é uma solução duradora quando existe em paralelo uma umbrela proporcionada por uma organização forte. Uma interdependência de organizações unidas numa estrutura supra, poderosa, porque potencializa os poderes atomizados e portanto débeis das pequenas organizações que a compõem.

Em termos da distribuição portuguesa, EuromadiPort conseguiu dar força às organizações que são as suas associadas e permite-lhes competir com a distribuição moderna organizada e representada pelos grupos como a Sonae ou a Jerónimo Martins, usando as mesmas armas. Sabendo que as 6 primeiras insígnias de distribuição em Portugal representavam no fim de 2013, 77,10% da faturação do comércio alimentar, (Continente 25,7% - Pingo Doce 22% - Intermarché 9,00% - Jumbo 6,00% - Lidl 7,40% - Minipreço 7,00%), qual é a força da multidão de organizações atomizadas pelo território de Portugal?

A Umbrela EuromadiPort permitiu que uma multidão de grossistas independentes e de cadeias de retalho regionais independentes tenham ainda hoje um impacto que, de uma outra forma, teriam perdido a proveito obviamente dos grandes operadores. Por exemplo e sem dúvida, a “Umbrela” EuromadiPort impediu que a insígnia Recheio se tornasse o líder incontestado e esmagadoramente dominante no mercado grossista.

É bom relembrar a reflexão iminentemente estratégica do Engenheiro João Vieira Lopes, Diretor Geral da EuromadiPort e também da UniMark, que trabalhou incansavelmente para explicar o caráter vantajoso da entrada da UniMark como associada da EuromadiPort. Não há dúvida nenhuma que ele ofereceu ao mercado grossista independente e às cadeias do retalho independente Português, uma alternativa à decadência e ao esmagamento por organizações fortíssimas e desejosas de controlar totalmente o mercado.

Aliás, a força da EuromadiPort - associada à Euromadi Ibérica, ela mesma associada à central EMD – bem como a sua boa inserção no mercado Português, fazem com que ela tenha vocação para federar todos os grossistas e organizações retalhistas independentes, desejosos de tornar perenes as suas atividades.

Sem dúvida, “small is beautifull” mas a “Union make it stronger”. 
RB