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quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
sábado, 27 de dezembro de 2014
Pistas de reflexão para o retalho independente e/ou associado!
É claro que o momento é de guerra dos PVP (preços de venda ao público).
O benefício imediato para o consumidor não deve fazer esquecer que uma economia
deflacionista não é o melhor que há para a economia do país e portanto para
cada cidadão. Uma inflação moderada e controlada é mais desejável, porque
propicia uma melhor dinâmica económica e social. Esta guerra dos PVP é uma
guerra de posição, para evitar perder quota de mercado e opõe tanto as marcas
de produtores como as marcas de distribuidores.
O curto prazo não deve
fazer esquecer a visão a médio e longo prazo. O futuro prepara-se hoje ou seja,
é refletido, planeado, organizado e coordenado hoje. E, este futuro engloba
mais, muito mais do que uma guerra de PVP sem fim!
Organizar a integração tecnológica deve
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Utilizar as tendências do mercado para o sucesso dos retalhistas independentes!
Na atividade económica as tendências do mercado têm o mesmo
papel que o barómetro para os meteorologistas. O que acontece pode ser pior ou
melhor do que o que foi anunciado, mas se o meteorologista diz que vai chover, com
certeza vai chover.
Ora bem, para animar o aniversário da cooperativa Sóprei,
situada na Sertã, foram convidados vários especialistas para abordar temas de
relevo para os retalhistas. O Dr. Jorge Macôr de Brito, Retailer Services
Associate Manager da The Nielsen Company,
fez uma excelente apresentação, sobre o mercado retalhista em Portugal. Desta
apresentação, utilizei alguns elementos que reforçam de forma evidente o
trabalho diário levado a cabo por toda a equipa da UniMark.
Gráfico de evolução do retalho no decorrer do período 2000-2013
Observando este
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Costco-Um peso pesado à conquista da Europa
Aproveitei a segunda-feira passada, dia 08 de dezembro de 2014,
dia feriado em Portugal, para visitar a loja Costco de Sevilha, uma insígnia americana,
peso pesado da distribuição, à conquista da Europa.
A loja Costo de Sevilha está
localizada a Norte da cidade, a pouca distância da Isla Mágica, numa zona
comercial vasta e de fácil acesso.
Existem duas zonas de
parqueamento para os carros, uma zona situada no exterior da loja e uma zona de
parqueamento subterrânea.
O aspeto exterior é espartano,
apenas sobressalta a insígnia, uma verdadeira assinatura que marca a presença
da loja.
Ninguém entra na loja sem
domingo, 30 de novembro de 2014
Libertar a dinâmica individual para fazer a diferença!
O momento é de grande morosidade! Pior ainda, não se vê alegria
nem nos líderes, nem nos seguidores! Nos líderes, os responsáveis parecem assustados,
provavelmente em consequência de uma “estrutura de funcionamento” ultra forte e
que não deixa espaço suficiente aos indivíduos.
Nos seguidores, os responsáveis parecem paralisados só de pensar
nos outros concorrentes, e sem capacidade para enfrentar a dureza do mercado
atual.
A liberdade de empreender é um elemento incrivelmente forte para
levar os indivíduos a dar o melhor deles próprios para alcançar o sucesso.
A centralização em termos
de recursos humanos, que em Portugal aconteceu nas últimas duas décadas, foi
tão longe que hoje chegámos a um ponto de rutura. As decisões são tomadas longe
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
A associação dos comerciantes - um elemento do mix-marketing
A dinâmica de uma rua resulta largamente do somatório da
dinâmica de cada loja que compõe a oferta comercial, e também das decisões
tomadas pelo poder político. A associação dos comerciantes deveria ser vista por
cada comerciante como uma entidade coletiva capaz de defender os interesses
comuns, com impacto direto na defesa dos interesses particulares.
A associação dos comerciantes pode defender um ponto básico:
Onde há comércio, há vida e, a vida aberta é
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Ninguém dá nada a ninguém!
A expressão “Ninguém dá nada a ninguém” é muitíssimo bem
conhecida e muitas vezes utilizada. No entanto aparecem sempre situações que
demonstram que por motivos emocionais, este adágio é momentaneamente esquecido e
deixa espaço à tomada de decisões que têm consequências bastante negativas.
Ninguém dá uma localização comercial de 1ª classe a ninguém.
Aparecem casos estupendos
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