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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que é bom para a EMD é bom para a Euromadi e, o que é bom para Euromadi é bom para a UniMark e todo o seu universo de associados, clientes e consumidores.

Em linha com o que foi muitas vezes focado no blog alojadaminharua, o mercado está numa situação de movimento contínuo. Depois da Asda, filial da Walmart, no início deste ano, agora é a vez da Kaufland se juntar à EMD. O objetivo da Kaufland consiste em concentrar uma parte das suas compras para as atividades que desenvolve nos mercados situados na Europa de Leste, e que englobam a República Checa, a Eslováquia, a Polónia, a Croácia, a Roménia e a Bulgária. 

Segundo o que pode ser lido na Internet, a Kaufland, é uma empresa retalhista alemão cuja sede está situada em Neckarsulm no Land do Bade-Wurtemberg (região limítrofe da França, colada geograficamente à Alsácia).
A Kaufland, criada em 1984, gere hipermercados e, faz parte do grupo Schwarz, grupo pouco conhecido mas que é dono das insígnias Lidl e Handelshof (insígnia grossista que opera na Alemanha).
Logótipo
Uma boa noticia para:
- os armazenistas associados da EuromadiPort, que veem assim aumentar a sua capacidade negocial global através do desenvolvimento e do fortalecimento da central europeia EMD;
- os comerciantes que precisam de criar laços comerciais fortes com grossistas competitivos, para se abastecerem nas melhores condições do mercado;
- os consumidores que confiam na competitividade e na mais valia que representa, para eles, o comercio físico de proximidade e com serviço de excelência. 

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 24 de janeiro de 2016

5º aniversário da insígnia Aqui é Fresco

Os aniversários são sempre momentos fortes; eles permitem, ano após ano, fazer a análise do caminho percorrido e desejar novos momentos de felicidade! No caso especifico da insígnia do comércio associado Aqui é Fresco, o aniversário marca o aniversário de todos os protagonistas que desenvolveram a insígnia.

O aniversário da insígnia Aqui é Fresco é o aniversário da UniMark.
Nada acontece no terreno sem o empenho diário da equipa de colaboradores da UniMark, que incansavelmente:
- Negoceia com os fornecedores, as melhores condições de compra das mercadorias para ajudar os retalhistas aderentes a serem competitivos e a obterem uma rentabilidade justa na prática da sua atividade;
- Define, em parceria com fornecedores, o “capitão” de categoria, o cardex ideal para lojas de pequena e média dimensão para ajudar os retalhistas a terem uma oferta equilibrada, que potencialize a atração de clientes e permita maximizar os lucros;
- Apoia os retalhistas no terreno com a difusão de aconselhamentos técnicos que permitem o melhoramento do ponto de venda em termos da respetiva organização, para agradar aos clientes e facilitar a sua fidelização;
- Desenvolve formações dirigidas aos comerciantes aderentes mas também aos seus colaboradores, para fortalecer os seus conhecimentos técnicos, para que bem formados eles possam ter uma atuação profissional forte no sucesso das lojas.
No universo da UniMark, devem ser também destacados os grossistas que no terreno asseguram a implementação das linhas diretrizes definidas pela direção da UniMark, e as soluções elaboradas pela direção da insígnia liderada pela Dra Carla Esteves.

O aniversário da insígnia Aqui é Fresco é o aniversário dos retalhistas aderentes.
Sem dúvida nenhuma, os retalhistas estão de parabéns por desenvolver dia após dia o bom nome da insígnia Aqui é Fresco. Sem retalhistas aderentes, empenhados no sucesso, nenhuma insígnia pode sobreviver. O sucesso dos retalhistas da Aqui é Fresco é o fruto de:
- Uma visão estratégica, que se combina de forma soberba com os atributos da insígnia Aqui é Fresco;
- Uma vontade de prepararem as suas empresas, para enfrentar as evoluções cada vez mais rápidas e cada vez mais técnicas do mercado;
- Um trabalho árduo, dia após dia, sempre de serviço, para acolher e atender os seus clientes;

Esquema
Contactos úteis para quaisquer retalhistas que também gostariam de poder festejar no próximo ano, o 6º aniversário da insígnia Aqui é Fresco.
Site da insígnia Aqui é Fresco: http://aquiefresco.com
Site da central de compras UniMark: http://unimark.pt
Carla Esteves – Diretora do projeto Aqui é Fresco carla.esteves@unimark.pt

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB




segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A insígnia – uma mais-valia capital

No setor do retalho alimentar, muitos são os comerciantes que percebem que, para maximizar a atração da sua loja, entrar numa cadeia de lojas associadas representa um grande benefício, sobretudo em termos da proteção que proporciona uma insígnia comum aos seus aderentes.

A insígnia é, por si só, uma assinatura, uma promessa de satisfação
A relação entre os consumidores e uma insígnia é uma relação baseada na construção de uma cumplicidade, feita de altos e baixos, de amor e desamor, dia após dia.
Uma insígnia sólida é uma insígnia que consegue levar o cliente a integrá-la na rotina do seu dia-a-dia. Chegar a esse nível de convergência demora tempo, energia, dedicação, dinheiro, e é uma tarefa que pode ser complicada, ver impossível para uma pessoa só.

Aderir a uma rede de lojas associadas permite partilhar os esforços de construção e de animação de uma insígnia
A solução que permite beneficiar das vantagens da força de uma insígnia é a adesão a uma cadeia de comércio associado. Um dos elementos mais básicos de uma cadeia é a definição de uma insígnia comum a toda rede e partilhada por cada comerciante associado. O líder da cadeia de comércio associado define mas também, e sobretudo, faz VIVER a insígnia, para que esta se torne verdadeiramente um elemento do valor daquela.
A insígnia é o chapéu que agrupa todas as lojas aderentes, é o rosto público e visível da rede de lojas e, a esse título, deve defender o seu bom nome e os seus atributos qualitativos!

Pertencer a uma insígnia do comércio associado dá Vantagens mas implica também, e de facto, obrigações.
Uma insígnia do comércio associado é um “bem” partilhado, que deve ser protegido e valorizado pela organização líder da insígnia mas também por cada um dos associados. Cada comerciante, elemento da rede de lojas, deve zelar pela valorização da insígnia, e é verdade que não seria normal e, não deveria ser tolerado, que o desleixo de alguns penalize o conjunto da insígnia. Os direitos são a contrapartida de deveres.

Esquema
As insígnias do comércio associado permitem aceder a ferramentas bastante úteis.
Uma insígnia do comércio associado permite, para o comerciante retalhista, focar os seus esforços no Ponto de Venda, numa lógica de maximizar as vendas e de otimizar os lucros, pois nos bastidores do líder da rede, um conjunto de pontos são analisados, negociados e, ficam prontos a ser utilizados.
Os compradores da central negoceiam as melhores condições do mercado para comprar os produtos que constituem as categorias de produtos, definidas em termos de altura, largura e profundidade da gama pelo marketeer da central, numa perspetiva de fomentar as melhores vendas e os melhores benefícios possíveis. As equipas de compradores e de marketeers em contato constante com o mercado são profissionais que trabalham diariamente para os retalhistas aderentes da rede de loja associadas.
Amanhã, como já foi muitas vezes sublinhado no blog “Alojadaminharua”, as centrais que gerem as insígnias de comércio associado serão as parceiras incontornáveis dos retalhistas que quererão aceder a um bocado do bolo da venda a partir da Internet e optar por uma estratégia omnicanal.

O comércio a retalho está a evoluir, em termos de profissionalismo, de novas tecnologias e de perceção das expetativas dos consumidores. Vão existir conceitos de loja de sucesso, fórmulas comerciais que conseguirão impor-se, sem dúvida, mas a custo de muito trabalho.
O comércio associado poderá ser uma ótima solução, para quem quiser ser comerciante com riscos mínimos. Nesse caso, a adesão a uma insígnia de rede de lojas trará uma solução interessante mas com regras a respeitar!

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

domingo, 10 de janeiro de 2016

A especialização é o eixo principal de posicionamento e de desenvolvimento

Provavelmente, a partir de agora, ou os retalhistas do comércio independentes e associados têm placas de venda de uma superfície superior a 200m2 ou, deverão enfrentar pesadas dificuldades.

As razões têm a ver com as evoluções do mercado.
Por um lado, como foi sublinhado no "post" de 03 de Janeiro de 2016 (“2016 será um ano de viragem paraas lojas de pequena e média dimensão”), os consumidores estão a adotar novas forma de viver. O aparecimento e o desenvolvimento do “Street food” é uma parte visível desta mudança. O consumo, sobretudo o consumo urbano, está a evoluir. Trata-se de uma evolução interna a Portugal, que será acompanhada por novas forma de consumir e de se relacionar trazidas pelos imigrantes vindos do Norte para Portugal, os recentes reformados franceses que fogem do rigor fiscal francês e que procuram um pais calmo, com um bom clima e no qual a vida é bastante segura.
Por outro lado, as grandes insígnias estão a lutar para conquistar os centros urbanos e periurbanos, e para isso implementam uma relação de proximidade excecional, utilizando as ferramentas informáticas que possuem para desenvolver o “click and go”, uma aplicação local do “click & collect” anglo-saxónico.

A especialização é o eixo principal de posicionamento e de desenvolvimento
As noções de proximidade e de defesa do poder de compra dos consumidores são de facto confiscadas pelas grandes insígnias de distribuição, através de um marketing de comunicação agressivo.
Qual é o retalhista independente ou do comércio associado que consegue competir em termos de proximidade, sem ter um nível de sofisticação informático comparável às grandes insígnias?
Como combater a ideia, falsa mas difundida, segundo a qual as insígnias de grande envergadura têm preços de venda mais baixos?
A especialização permite um posicionamento reconhecido e valorizado pelo mercado. A especialização permite o desenvolvimento de serviços que fidelizam os clientes e que criam valores! A especialização permite evitar um confronto diário desequilibrado com as grandes insígnias da distribuição organizada!

O universo dos “Frescos” é ideal par fomentar e articular um posicionamento de especialista.
A análise da faturação de uma loja do retalho alimentar mostra que perto de 60% do negócio é baseada na venda de produtos frescos. Indubitavelmente, os frescos representam o maior eixo de especialização, o resto do sortido devendo ser reduzido e visto como uma oferta complementar curta e pouco profunda.
Os “Frescos” englobam o talho, a charcutaria, os queijos, a peixaria, o take-away, a padaria e a pastelaria, os lacticínios e as frutas e legumes, cada categoria podendo ser segmentada segundo a localização da loja e, portanto, em função do uso em termos de segmentos frescos em L.S. ou com serviço e a peso, enlatados, congelados.

Com sublinhado no post de 03 de Janeiro de 2016, “2016 será umano de viragem para as lojas de pequena e média dimensão”. Será necessário repensar a forma de gerir as lojas de pequena e média dimensão em termos de layout, de distribuição de categorias, de posicionamento, de dinâmica comercial …etc.
Esquema
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB


domingo, 3 de janeiro de 2016

2016 será um ano de viragem para as lojas de pequena e média dimensão

As dificuldades de 2015 não desapareceram como por milagre a 1 de Janeiro de 2016; ainda cá estão, o mundo continua incerto, os ordenados insuficientes para a maior parte dos cidadãos, o desregulamento climático irá provavelmente piorar…, mas um conjunto de elementos fazem de 2016 um ponto de mudança.

Para quem tiver hoje por volta de 25 anos, a crise económica financeira que deflagrou há 10 anos é apenas uma história que os pais contam em casa, porque para quem tinha menos de 15 anos em 2006, a crise não existe. Pode ter havido dificuldades em casa, mas eram “coisas” dos pais! O papel dos pais é proteger as suas crianças, portanto na maioria dos casos as crianças não ressentiram a crise na sua amplitude. A vida, para quem tenha 25 anos agora, é mais folgada sobretudo se a pessoa tiver um emprego, mesmo com um ordenado baixo.

Ideias novas estão a rebentar. Também é uma consequência de uma sociedade que mudou; mudou para uma dinâmica visível nas novas tecnologia, na ciência, no comércio, na restauração. A nossa sociedade está a viver momentos de efervescência. A dinâmica vê-se por exemplo através do crescimento forte do “Street food e Food Trucks”, uma atividade que alia comércio de híper-proximidade com a restauração. O sucesso destes novos restaurantes de rua, nómadas por essência, mostra quanto mudou a forma como o mercado está a Viver.

As novas tecnologias estão a entrar em força no retalho alimentar. Os grupos da distribuição organizada multiplicam as iniciativas de “Click & Collect”, de uso de sites na Internet e de páginas no Facebook para estar sempre em contacto com o mercado ou mais precisamente os mercados. Os grupos de distribuição clássicos estão animados pelo medo que têm do crescimento de operadores virtuais, que começam a ser chamados de “sobcontratantes” e que podem chegar a confiscar uma parte substancial do mercado.

Sem dúvida nenhuma, 2016 será um ano de viragem, que vai obrigar a repensar a forma de gerir as lojas de pequena e média dimensão em termos de layout, distribuição de categorias, posicionamento, dinâmica comercial …etc.

Esquema
Bom Ano 2016 e bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O contributo incontestável do Engenheiro João Vieira Lopes

A semana passada foi divulgada a aliança ao nível das compras entre o grupo Casino, 14º grupo da distribuição europeia e 15º grupo de distribuição ao nível mundial, e o grupo Dia.
Podemos observar que os dois grupos possuem lojas próprias e lojas em franchising. Uma coisa não impede a outra, quando se trata de aumentar a força, a capacidade de compra, a comunicação e o impacto das insígnias para controlar os territórios e maximizar os lucros. 

Esta aliança, se for para a frente, verá a criação de uma sociedade comum “ICDC” e, acrescentará uma nova página ao capítulo dos acordos, já ricos, entre grupos. De facto, em termos sintéticos, podem ser realçado os seguintes acordos já existentes:
Casino e Intermarché constituíram em França a aliança “Incaa”, baseada nas negociações de grandes marcas;
Intermarché e Dia constituíram em Portugal “Cindia”, baseada também nas negociações de grandes marcas;
Dia e Eroski constituíram em Espanha uma aliança, baseada ela também nas negociações de grandes marcas.

Foi esta mesma ótica estratégica que, há uma década, levou o Engenheiro João Vieira Lopes a arrimar a UniMark, central de compras portuguesa, à Euromadi, central de compras ibérica.
Esta estratégia permitiu o desenvolvimento de 3 pontos fundamentais e, hoje, indiscutíveis:
1- A entrada da UniMark e dos seus associados na EuromadiPort, filial da Euromadi Ibérica, foi um fator de estabilidade e de ganho de força. É de sublinhar que a Euromadi é membro da EMD, central de compras internacional da qual Casino também faz parte;
2- O acesso a condições comerciais favoráveis, negociadas com os grandes fornecedores da distribuição;
3- A coordenação de negociações de compra das marcas próprias, num conjunto que vale quase 11 vezes mais do que a própria UniMark.

“In fine”, a estratégia delineada e desenvolvida pelo Engenheiro João Vieira Lopes permitiu ganhos para todos:
As empresas grossistas tradicionais portuguesas conseguiram resistir à crise económico-financeira, e à pressão da feroz concorrência dos grupos líderes da distribuição em Portugal;
As empresas de retalho regionais ou locais conseguiram ter acesso às grandes marcas líderes e, a marcas próprias com condições favoráveis;
Os retalhistas independentes beneficiaram das excelentes condições de negociação das centrais EuromadiPort e UniMark, condições comerciais de que beneficiam em pleno os aderentes da insígnia Aqui é Fresco.

O fim de ano é sempre um momento propício para olhar para trás, para ver o caminho percorrido e prever os desafios à vir, que serão - sem dúvida nenhuma - ultrapassados com o empenho de todos.

Foto: Engenheiro João Vieira Lopes
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB