Na
Praia da Luz, em Lagos, o supermercado Spar com 395m2 de placa de venda reabriu
a 3 de Fevereiro, após ter estado fechado durante 1 mês para obras de
reorganização!
O processo de reorganização desta loja começou no início de Setembro de 2015, logo depois das férias de verão, sob o impulso do seu proprietário o Sr. Rui Viegas, a supervisão do seu gestor, o Sr. Manuel Teixeira e, o empenho técnico do seu diretor o Sr. Paulo Ferro.
A situação de base
A loja tinha mudado pouco desde a sua criação, há uma dezena de anos atrás, e apresentava um conjunto de defeitos técnicos tais como:
- A ausência de um circuito capaz de guiar o cliente na placa de venda;
- A fragmentação das categorias de produtos. Por exemplo, os refrigerantes e sumos encontravam-se em sítios afastados dos vinhos e das cervejas;
- O desencadeamento dos frescos, prejudicando o encadeamento das categorias e impossibilitando que os clientes pudessem fazer as suas compra de forma simples e rápida;
- Um aspeto de labirinto da placa de venda, consequência dos pontos citados supra e, sobretudo, consequência de uma geometria ingrata e complicada do ponto de venda.
Imagem da situação inicial
O processo de reorganização desta loja começou no início de Setembro de 2015, logo depois das férias de verão, sob o impulso do seu proprietário o Sr. Rui Viegas, a supervisão do seu gestor, o Sr. Manuel Teixeira e, o empenho técnico do seu diretor o Sr. Paulo Ferro.
A situação de base
A loja tinha mudado pouco desde a sua criação, há uma dezena de anos atrás, e apresentava um conjunto de defeitos técnicos tais como:
- A ausência de um circuito capaz de guiar o cliente na placa de venda;
- A fragmentação das categorias de produtos. Por exemplo, os refrigerantes e sumos encontravam-se em sítios afastados dos vinhos e das cervejas;
- O desencadeamento dos frescos, prejudicando o encadeamento das categorias e impossibilitando que os clientes pudessem fazer as suas compra de forma simples e rápida;
- Um aspeto de labirinto da placa de venda, consequência dos pontos citados supra e, sobretudo, consequência de uma geometria ingrata e complicada do ponto de venda.
Imagem da situação inicial
Fotos antes Fevereiro de 2016
O objetivo definido
Redefinir a loja na sua totalidade, para proporcionar aos consumidores da sua zona de atração uma agradável experiência de compra.
Para alcançar este objetivo, foi necessário
Definir um circuito de deslocação dos clientes, simples e dinamizador das diferentes zonas da placa de venda;
- Ter em conta os imperativos técnicos ligados à morfologia inicial da loja e, as dificuldades de alterar as zonas de colocação das seções com atendimento do cliente;
- Refletir num encadeamento simples e sobretudo legível das categorias de produtos, para facilitar a progressão dos clientes na placa de venda;
- Aumentar de forma significativa a zona dos produtos frescos e refrigerados, para posicionar a loja como especialista dos produtos frescos e torna-la incontornável para os numerosos turistas do verão, uma época do ano muito forte.
Imagem da planta final
Redefinir a loja na sua totalidade, para proporcionar aos consumidores da sua zona de atração uma agradável experiência de compra.
Para alcançar este objetivo, foi necessário
Definir um circuito de deslocação dos clientes, simples e dinamizador das diferentes zonas da placa de venda;
- Ter em conta os imperativos técnicos ligados à morfologia inicial da loja e, as dificuldades de alterar as zonas de colocação das seções com atendimento do cliente;
- Refletir num encadeamento simples e sobretudo legível das categorias de produtos, para facilitar a progressão dos clientes na placa de venda;
- Aumentar de forma significativa a zona dos produtos frescos e refrigerados, para posicionar a loja como especialista dos produtos frescos e torna-la incontornável para os numerosos turistas do verão, uma época do ano muito forte.
Imagem da planta final
Fotos da loja reorganizada
Os colaboradores, peças-chave do sucesso
Para finalizar este “Post” era necessário falar dos colaboradores de Spar de Lagos/Praia da Luz, elementos fundamentais para a boa implementação, no terreno, das ações projetadas e decididas pela direção.
A reimplantação foi um momento intenso de muito trabalho, de muitas horas gastas, até muito tarde, para que a loja pudesse ser aberta no dia 3 de Fevereiro de 2016.
Grandes parabéns a cada uma e a cada um dos colaboradores envolvidos nesta metamorfose da loja Spar de lagos/Praia da Luz.
Epílogo
Desde a reabertura da loja a 3 de Fevereiro, os colaboradores da loja recebem diariamente os parabéns dos clientes habituais, que acham a loja mais espaçosa, mais luminosa e onde fazer as compras está a ser muito agradável!
Contactos
Manuel Teixeira - Gestor do projeto
Tlm: 91 000 0103
Mail:mteixeira@successexpert.pt
Paulo Ferro - Diretor da loja
Tlm: 91 723 89 87
Mail:sucess.sparluz@gmail.com
Richard Bordone - Consultor do projeto
Tlm: 91 730 45 35
Mail:brichard@sapo.pt
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB