Assim, o leitor poderá, se for um comerciante do retalho
alimentar, aplicar os pontos abordados à sua própria loja.
Imagem 1 – Pontos a corrigir
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1- Os cereais estão
implantados na horizontal na prateleira de cima. O cliente deve percorrer
perto de 4m para selecionar o produto a comprar.
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2- A prateleira de cima deveria
ser colocada 5 buracos acima, para fechar o retângulo visual do mural. Isso também
permitiria colocar mais prateleiras em cada elemento, ou seja rentabilizar o
m2 de espaço de venda.
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3- Numa loja de pequena
dimensão, alinhar as prateleiras não é recomendado. Essa prática faz: 1- perder
linear ou seja diminui a rentabilidade do m2 de espaço de venda; 2- aparecer
um espaço vazio entre as prateleiras, transmitindo um aspeto de loja fraca e
com falta de oferta e de mercadoria.
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4- A categoria das bolachas
é complexa porque composta por numerosos segmentos. Convém juntar todas as
referências de um mesmo segmento no mesmo campo visual, isso reforça o
impacto visual do segmento, aumento a simplicidade da seleção dos produtos
pelo cliente, facilita o apontamento das faltas e a tarefa de reposição.
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Imagem 2 – Pontos a corrigir
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1- Nas lojas de pequena e
média dimensão, não recomendo a utilização de gôndolas com a prateleira de
baixo avançada: A- Não é preciso para mais estabilidade da gôndola, B- faz
perder espaço na largura do corredor.
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2- Em lojas de pequena
dimensão (é o caso desta loja), utilizar prateleiras de 1,30m de largura
causa problemas em termos de gestão física do linear. Recomendo prateleiras de
1m e, excecionalmente, prateleiras de 1,20m de largura.
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3- As categorias ou subcategorias
de produtos deveriam ser verticalizadas. Na imagem vemos nitidamente que por ter
sido escolhida uma implantação horizontal dos produtos, os produtos são visíveis
mas a oferta é pouco legível. A implantação forma um ziguezague.
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Imagem 3 – Pontos a corrigir
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1- Mais uma ilustração que
evidencia que a visibilidade da oferta não é o mesmo do que legibilidade da
oferta pois vemos bem que entre as lacas - na imagem de esquerda - e os champôs
- situados até à extrema-direita da imagem de direita - há uma distância de
perto de 4m. Como é que nestas condições, o cliente pode visualizar e ler a
oferta dos cuidados para os cabelos com facilidade e simplicidade?
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2- Verticalizar a
implantação da categoria “cuidados dos cabelos” ou seja, Colorações, lacas gel
e modeling, champôs e amaciadores …etc., permitiria uma leitura mais clara e fácil
da oferta.
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3- O mesmo raciocínio deverá
ser utilizado para os outros segmentos da perfumaria que, nesta loja, são visíveis
mas não legíveis.
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Boa reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB