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quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz ano 2015

RB

sábado, 27 de dezembro de 2014

Pistas de reflexão para o retalho independente e/ou associado!

É claro que o momento é de guerra dos PVP (preços de venda ao público). O benefício imediato para o consumidor não deve fazer esquecer que uma economia deflacionista não é o melhor que há para a economia do país e portanto para cada cidadão. Uma inflação moderada e controlada é mais desejável, porque propicia uma melhor dinâmica económica e social. Esta guerra dos PVP é uma guerra de posição, para evitar perder quota de mercado e opõe tanto as marcas de produtores como as marcas de distribuidores.

O curto prazo não deve fazer esquecer a visão a médio e longo prazo. O futuro prepara-se hoje ou seja, é refletido, planeado, organizado e coordenado hoje. E, este futuro engloba mais, muito mais do que uma guerra de PVP sem fim!

Organizar a integração tecnológica deve

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Utilizar as tendências do mercado para o sucesso dos retalhistas independentes!

Na atividade económica as tendências do mercado têm o mesmo papel que o barómetro para os meteorologistas. O que acontece pode ser pior ou melhor do que o que foi anunciado, mas se o meteorologista diz que vai chover, com certeza vai chover.
Ora bem, para animar o aniversário da cooperativa Sóprei, situada na Sertã, foram convidados vários especialistas para abordar temas de relevo para os retalhistas. O Dr. Jorge Macôr de Brito, Retailer Services Associate Manager da The Nielsen Company, fez uma excelente apresentação, sobre o mercado retalhista em Portugal. Desta apresentação, utilizei alguns elementos que reforçam de forma evidente o trabalho diário levado a cabo por toda a equipa da UniMark.

Gráfico de evolução do retalho no decorrer do período 2000-2013

Observando este

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Costco-Um peso pesado à conquista da Europa

Aproveitei a segunda-feira passada, dia 08 de dezembro de 2014, dia feriado em Portugal, para visitar a loja Costco de Sevilha, uma insígnia americana, peso pesado da distribuição, à conquista da Europa.

A loja Costo de Sevilha está localizada a Norte da cidade, a pouca distância da Isla Mágica, numa zona comercial vasta e de fácil acesso.
Existem duas zonas de parqueamento para os carros, uma zona situada no exterior da loja e uma zona de parqueamento subterrânea.
O aspeto exterior é espartano, apenas sobressalta a insígnia, uma verdadeira assinatura que marca a presença da loja.

Ninguém entra na loja sem

domingo, 30 de novembro de 2014

Libertar a dinâmica individual para fazer a diferença!

O momento é de grande morosidade! Pior ainda, não se vê alegria nem nos líderes, nem nos seguidores! Nos líderes, os responsáveis parecem assustados, provavelmente em consequência de uma “estrutura de funcionamento” ultra forte e que não deixa espaço suficiente aos indivíduos.
Nos seguidores, os responsáveis parecem paralisados só de pensar nos outros concorrentes, e sem capacidade para enfrentar a dureza do mercado atual.

A liberdade de empreender é um elemento incrivelmente forte para levar os indivíduos a dar o melhor deles próprios para alcançar o sucesso.
A centralização em termos de recursos humanos, que em Portugal aconteceu nas últimas duas décadas, foi tão longe que hoje chegámos a um ponto de rutura. As decisões são tomadas longe

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A associação dos comerciantes - um elemento do mix-marketing

A dinâmica de uma rua resulta largamente do somatório da dinâmica de cada loja que compõe a oferta comercial, e também das decisões tomadas pelo poder político. A associação dos comerciantes deveria ser vista por cada comerciante como uma entidade coletiva capaz de defender os interesses comuns, com impacto direto na defesa dos interesses particulares.

A associação dos comerciantes pode defender um ponto básico: Onde há comércio, há vida e, a vida aberta é

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ninguém dá nada a ninguém!

A expressão “Ninguém dá nada a ninguém” é muitíssimo bem conhecida e muitas vezes utilizada. No entanto aparecem sempre situações que demonstram que por motivos emocionais, este adágio é momentaneamente esquecido e deixa espaço à tomada de decisões que têm consequências bastante negativas.

Ninguém dá uma localização comercial de 1ª classe a ninguém.
Aparecem casos estupendos