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domingo, 19 de abril de 2015

Escolher uma insígnia do comércio associado não é tarefa fácil!

No universo do retalho alimentar de pequena e média dimensão, parece que o quebra-cabeças do momento é conseguir escolher o bom projeto de comércio associado. De facto, esta escolha é crucial para o comerciante porque terá impacto, dia após dia, em termos de faturação, de rentabilidade e também em termos de autonomia de decisão sobre as políticas levadas a cabo para “fazer viver” a loja.  

Será que os projetos de comércio associado são todos o mesmo?

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A proximidade – uma noção em evolução!

A proximidade é uma noção bem conhecida no universo da distribuição; ela significa que a distância entre uma loja e a maioria dos seus clientes é curta. A ideia era a existência de uma relação estreita de vizinhança entre Ponto de venda e clientes.

Até há pouco tempo, esta proximidade era defendida como sendo a característica essencial do comércio de rua de pequena dimensão.

Indubitavelmente, nas duas últimas décadas

domingo, 29 de março de 2015

Makro está de saída de Portugal!

A Makro comunicou ao mercado que tinha definido como estratégia certa para o seu futuro em Portugal o abandono da área do retalho, para se focar na área HORECA. Esta informação foi confirmada neste blog (ler o post de 18 de Março de 2015 - A nova estratégia da Makro no mercado português .

É difícil acreditar que uma empresa como a Makro Portugal poderá fazer “viver” naves com a envergadura das lojas de Alfragide e de Matosinhos, entre outras, apenas com as atividades da hotelaria e da restauração.
O que não foi possível tornar lucrativo

domingo, 22 de março de 2015

Pensem em grande

Caros retalhistas e responsáveis de loja:
Não peçam aos vossos fornecedores, ou à vossa central de compras mais alguns cêntimos de desconto num produto em particular. Isso é MUITO POUCO, porque nesse caso o ganho é extremamente limitado.

Mas sim,

Peçam aos vossos fornecedores, à vossa central de compras ou ao vosso consultor em matéria de organização do Ponto de Venda e de merchandising, um apoio técnico para aumentar a venda de todos os produtos da vossa loja. Isso sim, é PENSAR EM GRANDE, porque neste caso os ganhos são totalmente multiplicados, e o limite é o céu!
Ninguém pode substituir o RETALHISTA na gestão do seu Ponto de Venda.

Bom trabalho.
RB

quarta-feira, 18 de março de 2015

A nova estratégia da Makro no mercado português

Em comunicado de 12 de Março de 2015, a Makro Portugal informou o mercado da sua nova estratégia, que se baseia essencialmente no foco no segmento HoReCa.

sábado, 14 de março de 2015

As pesadas responsabilidades dos Pontos de venda!

O mercado, como foi muitas vezes sublinhado neste blog, está em constante movimento. O movimento implica de facto uma dinâmica simples e brutal:
SEM DÙVIDA ALGUMA
Quem estiver inserido no movimento apanha a onda do sucesso e ultrapassa os obstáculos que de facto aparecem sempre, e quem estiver parado, seja por que razão for - medo, fraquezas técnicas, comodismo, falta de meios - desaparecerá.

domingo, 8 de março de 2015

O preço de venda - Uma variável de negócio maltratada!

O calcanhar de Aquiles do setor retalhista alimentar independente e associado continua a ser a determinação do Preço de Venda dos produtos, exercício e reflexão fulcral por – pelo menos - duas razões essenciais:
- A imagem do Ponto de Venda, corolário do seu posicionamento;
- A perenidade do negócio, que pressupõe uma gestão lucrativa do negócio

O que NÃO DEVE SER