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sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A corrida acabou de começar. Casino e Intermarché formam um conjunto que vale milhões!

Mal tinha escrito e publicado o post – “O elo perdido” que, no mesmo dia, poucas horas depois, recebi a noticia da aproximação entre Casino e Intermarché. É um exemplo que evidencia de forma clara que o mercado está em movimento e que nada está adquirido.

Em França, Casino e Intermarché representam respetivamente segundo Kantar Worldpanel (informação difundida por LSA) 11,5% e 14,3% de quota de mercado. Este conjunto vai representar

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O elo perdido ! - Le maillon manquant ! - The missing link!

“The missing link” não é um filme de ficção, é a realidade do dia-a-dia de qualquer Homem. Há sempre um elo perdido porque o Homem é insatisfeito por natureza e portanto sempre à procura de soluções.

Assim vai o mercado da distribuição. Há sempre um “elo perdido”, aquela qualquer coisa necessária para chegar mais aos consumidores, a todos os consumidores.
A recente notícia da parceria entre o grupo Auchan (grupo integrado) e o grupo Système U (grupo associado) responde a esta procura do elo perdido para chegar aos consumidores.

domingo, 21 de setembro de 2014

Checkout 360º - Uma evolução que terá consequências no Livre-Serviço!

Estamos a avançar rapidamente para a implementação de soluções inovadoras nas lojas; uma delas é o Checkout 360º, uma caixa equipada com um túnel revolucionário que permite ler qualquer produto bem etiquetado que for colocado no tapete da caixa de pagamento.

Esta evolução terá consequências na placa de venda.
A produtividade sendo 30% superior a uma caixa tradicional - segundo as informações conhecidas -, serão precisas menos caixas para fazer o mesmo número de operações;
O número de empregadas de caixa ou de “ assistentes de apoio” às caixas vai diminuir;
Com menos espaço necessário para a colocação de “checkouts” tradicionais, cada m2 de placa de venda suplementar será utilizado para faturar mais e maximizar os lucros;

Esta evolução não é a única a aparecer. De facto, muitas inovações vão chegar ao público nos próximos tempos, encostadas ao crescimento exponencial das soluções de telecomunicações. Aliás, o grupo Auchan, conhecido em Portugal através da insígnia Jumbo, está, em França, a avançar com soluções móveis de pagamento. Com certeza, os grandes “players” em Portugal não vão ficar para trás.

Vídeo Checkout 360º - origem You Tube

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O retalho de pequena dimensão de novo em movimento!

O mercado está obviamente em movimento perpétuo. A amplitude e a celeridade do movimento são os poucos elementos que permitem ter consciência das convulsões. O que acontece num movimento sem amplitude, passa desapercebido.

A insígnia Meu Super, da galáxia Sonae, está numa fase de “low profile” depois de ter tido uma postura de conquistadora destemida. Pois é, depois de uma fase de fortes declarações, durante a qual Meu Super se apresentou como um projeto que ia arrasar, passámos a um período onde não se fala muito de Meu Super. Isso não quer dizer que Meu Super deixou de querer ter uma rede de lojas novas, estruturadas em função de um modelo predefinido como sendo respeitoso do projeto inicial. Continuam a aparecer, por aqui e por ali, lojas Meu Super de raiz mas, em paralelo, vemos lojas existentes que se estão a juntar à insígnia Meu Super. Facto surpreendente, estas últimas mudam muito pouco; em termos de visual, recebem um novo toldo, uma nova sinalética interior e em termos de sortido, o conjunto das referências da marca de distribuição de Continente.
Grão à grão, enche a galinha o papo. Hoje, a política seguida parece ser nitidamente baseada na conquista lenta mas progressiva do mercado das LPD (Lojas de Pequena Dimensão), seja qual for o ADN das lojas que aceitam juntar-se à insígnia.

Intermarché, grande ausente

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O porquê de gôndolas de 200cm de altura!

Regularmente, na elaboração de layout, aparece a problemática da altura das gôndolas.
Eu recomendo o uso de gôndolas de 2,00 m de altura.

Apresento 3 argumentos fortes

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Coviran, uma dinâmica ao serviço do retalho independente!

O Sr. Juan Ramon Freiria Gallego administrador da Coviran Portugal enviou-me o link do vídeo sobre a parceria entre Coviran e Microsoft, divulgando as soluções que apoiam os retalhistas independentes.

Lembro que Coviran é uma das empresas que compõem a EuromadiPort, central de compras de grande relevo em Portugal na defesa dos interesses dos retalhistas independentes, e cujo Diretor Geral é o Engenheiro João Vieira Lopes, um rosto incontornável da distribuição grossista em Portugal.

Deixo-os ver com calma o vídeo:


Aproveito para cumprimentar toda a equipa da Coviran, que diariamente trabalha pelo sucesso da Coviran e dos seus sócios!

RB

quinta-feira, 31 de julho de 2014

A implantação numérica – Determinação do “facing” em função das vendas

No seguimento dos “posts” sobre a implantação numérica, queria abordar o cálculo do linear a atribuir a cada referência em função das vendas observadas. De facto, muitas vezes os dados que constam no sistema informático, verdadeiro tesouro em termos de dados da atividade da loja, são menosprezados ou mesmo nada utilizados.

O facing em função das vendas
Para adequar a atribuição de facings ao ritmo de venda da loja, existe um raciocínio que consiste em considerar a importância das vendas da semana e escolher o dia em que houver mais vendas.
De facto, se o stock na prateleira aguentar as vendas ou seja o escoamento desse dia de maiores vendas da semana, ele aguentará qualquer outro dia.
É claro que quando um sábado representa +/-25% das vendas da semana, o gestor da loja não quer perder nenhuma venda deste dia.
Perder vendas neste dia é terrível em termos de perda de faturação, mas também em termos de criação de situação de insatisfação do cliente que pode vir a tornar-se um cliente perdido.
Evitar perder vendas nos dias de maiores vendas é indubitavelmente uma vontade do distribuidor, mas também do fornecedor.

Como fazer?
Utilizam-se os dados vindos do sistema informático da loja.
Utilizam-se os dados de venda semanais para evidenciar o dia de maiores vendas
O dia de maiores vendas será utilizado para calcular a necessidade em mercadoria.

Formulação

Ou de forma mais directa, em função da disponibilidade dos dados


Fico ao vosso dispor para qualquer esclarecimento.
Bom trabalho!
RB