Em comunicado de 12 de Março de 2015, a Makro Portugal informou o mercado da sua nova estratégia, que se baseia essencialmente no foco no segmento HoReCa.
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quarta-feira, 18 de março de 2015
sábado, 14 de março de 2015
As pesadas responsabilidades dos Pontos de venda!
O mercado, como foi muitas vezes sublinhado neste blog, está em
constante movimento. O movimento implica de facto uma dinâmica simples e
brutal:
SEM DÙVIDA ALGUMA
Quem estiver inserido no movimento apanha a onda do sucesso e
ultrapassa os obstáculos que de facto aparecem sempre, e quem estiver parado,
seja por que razão for - medo, fraquezas técnicas, comodismo, falta de meios -
desaparecerá.
domingo, 8 de março de 2015
O preço de venda - Uma variável de negócio maltratada!
O calcanhar de Aquiles do setor retalhista alimentar independente e associado continua a ser a determinação do Preço de Venda dos produtos, exercício e reflexão fulcral por – pelo menos - duas razões essenciais:
- A imagem do Ponto de Venda, corolário do seu posicionamento;
- A perenidade do negócio, que pressupõe uma gestão lucrativa do negócio.
O que NÃO DEVE SER
domingo, 1 de março de 2015
Crescimento das LPD - inequívoco e animador!
Os números são inequívocos e animadores, as Lojas de Pequena
Dimensão (LPD) estão numa fase muito positiva. Pois é, as lojas do setor
tradicional estão a crescer a um ritmo 2 vezes superior ao ritmo do mercado em
geral.
Estamos a viver um momento forte para todos os atores empenhados
diariamente na defesa e na dinamização do setor do retalho “dito” tradicional.
Para o Engenheiro João
Vieira Lopes (Presidente da CCP) e as suas equipas técnicas
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Lagoa, laboratório da densidade comercial no Algarve
Ao observar a cidade de Lagoa no Algarve, poderíamos pensar que
felizmente a crise passou e que vamos, com certeza e com muita alegria,
assistir a uma bonança económica fora do comum.
Ao observar o panorama nacional, vemos que a situação não é bem
essa e que a crise não passou, que os portugueses apenas se habituaram a viver
com menos, e não acreditam numa bonança mágica, nem a curto nem a médio prazo.
Mas, em Lagoa a vida parece ser outra se olharmos para a situação comercial em franca efervescência.
Mas, em Lagoa a vida parece ser outra se olharmos para a situação comercial em franca efervescência.
As insígnias presentes em
Lagoa:
- Pão de Açúcar (à entrada
de Lagoa para quem vem de Portimão);
- Pingo Doce (à proximidade
do cruzamento central de Lagoa, na EN 125);
- Intermarché (antiga loja
Netto, frente à Fatacil, no cruzamento de saída de Lagoa);
- Aldi (entre o Pingo Doce e
o Intermarché de Carvoeiro);
- Intermarché de Carvoeiro.
Para vir:
Para vir:
- Continente (no lugar da
loja Izi (MEstre Maco) à saída de Lagoa, em direção a Albufeira);
- Apolónia (junto ao Aldi)
Esquema
domingo, 1 de fevereiro de 2015
E se o projeto Aqui é Fresco for o melhor projeto para o retalho independente?
O retalho alimentar está a viver um momento crítico, não porque
os consumidores não queiram saber mais das lojas de bairro, mas porque as LPD
(lojas de Pequena Dimensão) devem evoluir para se adaptarem às expetativas dos
consumidores.
Claramente, as lojas que
atuam no quadro da proximidade continuam a atrair os consumidores. Aliás, as
mercearias, as lojas alimentares, outrora destino de encontro das mulheres
enquanto os homens se juntavam nos bares, começam a tornar-se também pontos de
encontro para os homens. É verdade que no coração do dia, podemos ver casais de
reformados a dar o seu passeio social para entrar em contacto com a vida mas
também, é cada vez mais claro que os homens jovens gostam de fazer as suas compras,
sozinhos ou acompanhados pela respetiva mulher. A compra passou de um ato de
pouco interesse ou basicamente mecânico, a um ato de prazer.
Nestas circunstâncias, uma
loja que não apresenta as condições
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Uma loja feia, suja e mal organizada não tem futuro!
A abertura de lojas de retalho alimentar detidas por chineses está
a assustar os profissionais do setor. A pergunta é saber se os “chineses”
conseguirão fazer no alimentar o que fizeram no não alimentar.
O mercado é por natureza um
espaço onde tudo pode acontecer. A tentativa de entrada dos chineses no setor
alimentar é portanto um elemento normal e faz parte da dinâmica geral. Aliás,
existe também, e isso é bem visível em Lisboa, um conjunto de lojas detidas por
indianos. Podemos ver esta diversificação chinesa como um indicador de
dificuldades que encontram no setor não alimentar. Dificuldades ligadas a uma
imagem de qualidade fraca, que o fator do preço baixo não consegue compensar.
Podemos admitir que haverá
sempre casos específicos que fugirão da linha principal mas, o que se nota é
que os consumidores querem boas condições comerciais, mas também boas condições
ambientais nos pontos de venda.
Assim, seja qual for a origem dos donos de lojas alimentares,
a tendência futura será marcada por lojas com condições de ambiente cada vez
mais adaptadas a uma procura exigente. O retalhista deverá propor numa loja bem
localizada:
- um sortido adaptado à
zona de atração do Ponto de Venda;
- um layout que favorece compras
simples, fáceis e rápidas;
- uma dinâmica promocional
visível e de todos os dias;
- um nível de higiene e de
limpeza de acordo com os padrões de um pais desenvolvido;
- um nível de serviço ao
cliente capaz de criar um laço de lealdade e fidelidade;
- uma politica de preço de
acordo com todos os itens citados supra.
Afinal, voltamos aos
fundamentais da distribuição, fundamentais aplicados diariamente pelos grupos
que se destacam pelas suas performances. Para memória, em Portugal, as
insígnias Continente e Pingo Doce, ou seja apenas 2 grupos, têm 50% de quota de
mercado. Estes grupos representam o que os consumidores reconhecem com sendo o
que procuram, o que gostam. Eles representam um ponto de comparação para
qualquer consumidor.
Os retalhistas alimentares
independentes devem refletir sobre a articulação das suas lojas em função dos
padrões de funcionamento que agradam e atraem os consumidores. Para todos os comerciantes, chineses ou não, o
caminho a seguir é a qualidade em todos os campos da loja. Quem baixar a
qualidade da sua loja correrá o risco de um grande fracasso!
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