Estamos a avançar rapidamente para a implementação de soluções
inovadoras nas lojas; uma delas é o Checkout 360º, uma caixa equipada com um túnel
revolucionário que permite ler qualquer produto bem etiquetado que for colocado
no tapete da caixa de pagamento.
Esta evolução terá consequências na placa de
venda.
A produtividade sendo 30%
superior a uma caixa tradicional - segundo as informações conhecidas -, serão
precisas menos caixas para fazer o mesmo número de operações;
O número de empregadas de
caixa ou de “ assistentes de apoio” às caixas vai diminuir;
Com menos espaço necessário
para a colocação de “checkouts” tradicionais, cada m2 de placa de venda suplementar
será utilizado para faturar mais e maximizar os lucros;
Esta evolução não é a única
a aparecer. De facto, muitas inovações vão chegar ao público nos próximos tempos,
encostadas ao crescimento exponencial das soluções de telecomunicações. Aliás, o
grupo Auchan, conhecido em Portugal através da insígnia Jumbo, está, em França,
a avançar com soluções móveis de pagamento. Com certeza, os grandes “players”
em Portugal não vão ficar para trás.
Vídeo Checkout 360º -
origem You Tube