(Para o meu amigo Dr. Fernando Girão)
As ações comerciais do Pingo Doce continuam
a gerar comentários, aliás não pude evitar abordar este tema neste “post”!
Continuam a ser comentadas as gloriosas
campanhas promocionais do Pingo Doce de 2012 e também enaltecido o percurso de
Pingo Doce no decorrer das últimas décadas. Todavia, demasiadas vezes os comentários
publicados tratam do assunto como se;
Pingo Doce fosse o único grupo a praticar uma política de EDLP –
Every Day Low Prices “Preços baixos todos os dias”. Obviamente que não
é o único grupo a praticar o EDLP; todos os grupos o praticam. Será que alguém
pode apontar um grupo de destaque no panorama da distribuição portuguesa que
não o faz? O mercado é igual para todos os “players”, Sonae, JM, Intermarché,
Minipreço, Aldi, Lidl, Auchan…etc. O fundo de comercio é igual para cada um deles,
é o mass-market. Existem grupos com um posicionamento diferente, mas são poucos,
têm uma afirmação local e têm um impacto marginal quando comparados com o
mercado geral da distribuição; é o caso do grupo El Corte Inglês, na sua
vertente Supercor e da insígnia Apolónia.