Inscritos como seguidores do blog

domingo, 30 de novembro de 2014

Libertar a dinâmica individual para fazer a diferença!

O momento é de grande morosidade! Pior ainda, não se vê alegria nem nos líderes, nem nos seguidores! Nos líderes, os responsáveis parecem assustados, provavelmente em consequência de uma “estrutura de funcionamento” ultra forte e que não deixa espaço suficiente aos indivíduos.
Nos seguidores, os responsáveis parecem paralisados só de pensar nos outros concorrentes, e sem capacidade para enfrentar a dureza do mercado atual.

A liberdade de empreender é um elemento incrivelmente forte para levar os indivíduos a dar o melhor deles próprios para alcançar o sucesso.
A centralização em termos de recursos humanos, que em Portugal aconteceu nas últimas duas décadas, foi tão longe que hoje chegámos a um ponto de rutura. As decisões são tomadas longe

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A associação dos comerciantes - um elemento do mix-marketing

A dinâmica de uma rua resulta largamente do somatório da dinâmica de cada loja que compõe a oferta comercial, e também das decisões tomadas pelo poder político. A associação dos comerciantes deveria ser vista por cada comerciante como uma entidade coletiva capaz de defender os interesses comuns, com impacto direto na defesa dos interesses particulares.

A associação dos comerciantes pode defender um ponto básico: Onde há comércio, há vida e, a vida aberta é

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ninguém dá nada a ninguém!

A expressão “Ninguém dá nada a ninguém” é muitíssimo bem conhecida e muitas vezes utilizada. No entanto aparecem sempre situações que demonstram que por motivos emocionais, este adágio é momentaneamente esquecido e deixa espaço à tomada de decisões que têm consequências bastante negativas.

Ninguém dá uma localização comercial de 1ª classe a ninguém.
Aparecem casos estupendos

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

IV Convenção da Rede “Aqui é Fresco”

No decorrer dos dias, domingo 05 e segunda-feira 06 de Outubro de 2014, teve lugar na Alfândega no Porto a IV Convenção da rede Aqui é Fresco, uma rede que está a pesar cada vez mais no retalho de pequena dimensão. Aliás, para falar da rede “Aqui é Fresco”, os números falam por si só, vejamos:
Estes dois dias foram articulados em torno de momentos fortes.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A corrida acabou de começar. Casino e Intermarché formam um conjunto que vale milhões!

Mal tinha escrito e publicado o post – “O elo perdido” que, no mesmo dia, poucas horas depois, recebi a noticia da aproximação entre Casino e Intermarché. É um exemplo que evidencia de forma clara que o mercado está em movimento e que nada está adquirido.

Em França, Casino e Intermarché representam respetivamente segundo Kantar Worldpanel (informação difundida por LSA) 11,5% e 14,3% de quota de mercado. Este conjunto vai representar

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O elo perdido ! - Le maillon manquant ! - The missing link!

“The missing link” não é um filme de ficção, é a realidade do dia-a-dia de qualquer Homem. Há sempre um elo perdido porque o Homem é insatisfeito por natureza e portanto sempre à procura de soluções.

Assim vai o mercado da distribuição. Há sempre um “elo perdido”, aquela qualquer coisa necessária para chegar mais aos consumidores, a todos os consumidores.
A recente notícia da parceria entre o grupo Auchan (grupo integrado) e o grupo Système U (grupo associado) responde a esta procura do elo perdido para chegar aos consumidores.

domingo, 21 de setembro de 2014

Checkout 360º - Uma evolução que terá consequências no Livre-Serviço!

Estamos a avançar rapidamente para a implementação de soluções inovadoras nas lojas; uma delas é o Checkout 360º, uma caixa equipada com um túnel revolucionário que permite ler qualquer produto bem etiquetado que for colocado no tapete da caixa de pagamento.

Esta evolução terá consequências na placa de venda.
A produtividade sendo 30% superior a uma caixa tradicional - segundo as informações conhecidas -, serão precisas menos caixas para fazer o mesmo número de operações;
O número de empregadas de caixa ou de “ assistentes de apoio” às caixas vai diminuir;
Com menos espaço necessário para a colocação de “checkouts” tradicionais, cada m2 de placa de venda suplementar será utilizado para faturar mais e maximizar os lucros;

Esta evolução não é a única a aparecer. De facto, muitas inovações vão chegar ao público nos próximos tempos, encostadas ao crescimento exponencial das soluções de telecomunicações. Aliás, o grupo Auchan, conhecido em Portugal através da insígnia Jumbo, está, em França, a avançar com soluções móveis de pagamento. Com certeza, os grandes “players” em Portugal não vão ficar para trás.

Vídeo Checkout 360º - origem You Tube