Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Coviran na Costa da Caparica

Visitei há pouco tempo a loja Coviran da Costa da Caparica, uma unidade totalmente organizada pela insígnia em Portugal.
Coviran está a tentar constituir um grupo de lojas com a mesma insígnia, sob a forma do comércio associado. Coviran Portugal traz o seu “Know-How” logístico, de marketing, comercial, organizacional…etc., em contrapartida de uma lealdade por parte do associado. Coviran não possui lojas próprias em Portugal e baseia o seu desenvolvimento no alargamento da rede de lojas associadas.
Na Costa da Caparica, a loja Coviran está situada no rés-do-chão de um prédio numa zona residencial.
Quadro de síntese das minhas observações:
×     A loja está escondida e não beneficia da dinâmica de passagem, contrariamente ao seu concorrente Minipreço.
×     A padaria pastelaria está fora da linha de serviço ao cliente, e é demasiado imponente em relação à placa de venda;
×     O layout não favorece o melhor encadeamento das categorias;
×     Se a visibilidade está assegurada, a legibilidade da oferta podia ser melhorada;
×     De forma estranha, o açúcar branco granulado era da marca ARO e não da marca própria;
×     Parece que a equipa de trabalhadores é excessiva em relação à atividade observada na loja…

×      O visual exterior da loja está bem conseguido;
×      A loja foi totalmente remodelada e isso vê-se;
×      Os equipamentos são novos;
×      As empregadas lidam bem com os clientes;
×      O nível de higiene e de limpeza é elevado;
×      É uma loja visivelmente posicionada no apoio diário às famílias;
×      O nível de rotura é baixo;
×      A marca própria está destacada…

Convido quem visitou a loja a enriquecer este artigo com observações próprias, com o objetivo de ajudar a melhorar os pontos de venda, através de críticas relativas a pontos técnicos.
RB

7 comentários:

  1. boa tarde visitei a loja em referencia, e em alguns casos concordo consigo outros nao.
    por exemplo a padaria esta fora da linha de placa de venda,mas se reparou existem dois pilares onde a padaria esta instalada dai acho que foi uma boa opçao, pois os pilares foram quase que iliminados.
    tambem estou de acordo no que se refere ao numero excessivo de pessoal? mas a loja abriu á cerca de 3 meses e ao que tenho verificado tem havido ajustes nesse sentido.
    mas devo referir que a loja esta espetacular,bem montada e atrativa para o consumidor, tambem a secçao do take awey,é um elemento diferenciador e inovador neste tipo de loja de proximidade.
    acho que falta publicidade para divulgaçao da mesma e talvez placas de sinalizaçao a indicar a loja.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua contribuição. Os pilares fazem parte do prato do dia, para quem define o layout de uma loja de rés-de-chão de prédio. Tecnicamente, acho que na elaboração do layout tudo deve ser feito para que os mesmos "desaparecam" do visual. No caso desta loja, os pilares deram lugar a um tapume ainda maior. Não sei quem é, mas teria todo o gosto em mostrar, numa formação técnica, como fazer. A insígnia SPAR já tem lojas com take away, e quem me conhece sabe bem que defendo há mais de 10 anos em todos os seminários e formações que faço, a inclusão de "Solução alimentar do dia a dia". Uma loja de proximidade com fluxo de clientes pendulares, e é o caso da Costa da Caparica, é uma loja onde, no fim da tarde ou à noite, os clientes precisam de uma "solução alimentar" do dia.
    Mas, para mim, se o aspecto da loja, sendo nova, é atrativo...fazer aí as suas compras não é assim tão simples. RB

    ResponderEliminar
  3. passados nove meses,a parceria na loja coviran, na Caparica abortou,ou o casamento deu em divorcio.
    agora é maxiloja uma insignia que o proprietario detem.tendo tambem outras tres lojas no Concelho de sesimbra.a vida tem destas coisas,a coviran da Caparica ja nao existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a Coviran da caparica continua a existir,apenas a publicidade exterior foi retirada por outros motivos,passem por lá e vão ver que o conceito é igual e tem produtos Coviran.Cada vez mais há lojas da mesma insignia em Portugal.Penso que fazem bem pois mais vale ligarem se a esta insignia do que aos inimigos que são o Amanhecer e Meu Super,abram os olhos,não os fortaleçam ainda mais,senão fica tudo nas mãos deles e mais desemprego aparece

      Eliminar
    2. Se a Coviran da Caparica continua a existir entao nao deve de la ir a muito tempo, pois sou cliente assiduo desse espaço comercial e agora ´´e designado de Supermercados Maxiloja, e nao so o exterior foi alterado bem como o interior. Sou la cliente desde que abriu ha pouco mais de um ano e noto que a loja tem evoluido significativamente, pois nota-se que quem esta a frente da mesma da muito valor e importancia a nos consumidores. Gosto muito deste Supermercado e os meus Parabens por nos conseguirem colocar a disposiçao uma variada gama de produtos com bons preços e uma exelente qualidade, coisa que hoje eu dia acredito que seja cada vez mais dificil, devido a existencia excessiva de outras insignias...

      Eliminar
  4. Cheguei a este site, por acaso, e com algum interesse li alguns posts de lojas. Acho que é um bom contributo, principalmente para os visitantes/clientes das lojas, mas há qualquer coisa que não me parece bem... O facto de o criador do blog fornecer os prós/contras das lojas onde não é consultor. Para o bem comun publique os mesmos comentários, ou os mesmos critérios, ainda que em relação às lojas onde faz consultadoria.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo seu post. Percebo a sua intervenção mas, deve perceber que não vou comentar o que faço....isso compete a qualquer outra pessoa. Eu não sei o que faz o senhor ou a senhora, mas se devia avaliar o seu trabalho que conotação daria? Uma conotação positiva ou negativa? Não posso ser o juiz do meu próprio trabalho. Eu não removo nenhum comentário que não seja insultuoso. Os únicos comentários que já eliminei, e eliminei uns quantos, foram comentários insultuosos sobre pessoas que trabalham e/ou gerem lojas.
    Como não sei quem é, vou acrescentar o seguinte. Quando dou formação, um princípio de partida é que tudo o que digo pode ser criticado, competendo-me a mim de contra-argumentar.
    Como comentou um post sobre uma loja Coviran, tenho de lhe informar que tenho as melhores relações de simpatia e de respeito com a maior parte dos quadros e colaboradores deste grupo, que são pessoas de grande qualidade e cuja maioria conheço há quase 20 anos.
    A Sra ou Sr quer entrar em contato comigo? É fácil brichard@sapo.pt

    ResponderEliminar

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.