A curva de vida desenhada supra
idealiza o ciclo de vida de tudo o que existe. De facto tudo o que nasce morre,
mais cedo ou mais tarde. Esta curva está dividida em diferentes partes, que
correspondem a fases de vida com características próprias.
Fase 0:Fase de conceção do projeto. É o momento da conceção da loja,
das obras necessárias para abrir a loja em condições, da obtenção das
respetivas autorizações legais. É também o momento das negociações com os
fornecedores de equipamentos e de produtos. Por fim, é nesta fase que são
recrutados os futuros colaboradores. É uma fase crucial porque as más opções
iniciais terão consequências muitíssimas negativas no sucesso da loja.
Fase 1:Fase de lançamento. É a fase da
divulgação, dos primeiros passos, do momento em que a loja começa a sua relação
diária com os seus clientes. É nesta fase que se vê se a loja está a ser bem
aceite.
Fase 2:Fase de crescimento. Nesta fase, o
crescimento das vendas deve ser palpável. Um crescimento sustentado das vendas
obriga o comerciante a ajustar os meios de que dispõe ao nível da atividade
registada; ajustamento das encomendas, ajustamento dos recursos humanos - tanto
em termos quantitativos como qualitativos.
Fase 3:Fase de maturidade. A loja chegou ao
seu maior nível de faturação. As variações de faturação são mínimas. É uma fase
onde é preciso um grande rigor na gestão de todos os campos da atividade; é
preciso evitar a rotina e encontrar os recursos suficientes para criar a
dinâmica dia após dia, para manter o forte nível de desenvolvimento obtido e
para evitar o início do declínio da atividade.
Fase 4:Fase de declínio. A loja perde a sua
capacidade atração. Múltiplos fatores podem explicar o declínio, desde a
evolução da zona de influência da loja até aos erros de gestão.
Nenhuma loja, nenhuma estrutura
retalhista ou grossista pode fugir a esta realidade de vida. Criar uma loja,
fazê-la viver, é um trabalho técnico de todos os dias.
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.