Inscritos como seguidores do blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que une os atores da cadeia de distribuição

É costume falar e mesmo sublinhar os antagonismos que existem entre os atores da distribuição – produtores/fornecedores, grossistas, centrais de compras e pontos de venda – também expressos sob a forma – vendedor, comprador, retalhista.

No entanto, força é de observar que se existe um ponto comum que une todos os atores da distribuição, este ponto é forçosamente o escoamento! Nenhum ator pode pensar subtrair-se a esta noção: sem escoamento, nada feito.
×   Para o vendedor, a falta de escoamento é com certeza um drama porque por um lado o retalhista que não vende não vai comprar mercadoria pois não terá reposição a fazer, e ainda menos reforçará o stock e, por outro lado a própria empresa fornecedora não tomará o risco de sobreprodução;

×   Para o comprador, constatar a falta de escoamento de um produto será um indício que o levará a renegociar as condições comerciais caso o problema seja neste campo e, até poderá suspender as encomendas. O comprador não poderá tomar o risco profissional de manter em linha um produto que não rode o suficiente;

×   Para o retalhista, a falta de escoamento é um elemento que marca qualquer problema na loja dele. O problema poderá ser da ordem da localização da loja (e neste caso a falta de escoamento seria da responsabilidade do retalhista); poderá estar ligado a um erro na definição do PVP (que se não for ajustado ao mercado vai prejudicar o escoamento do produto); e poderá ainda ser o resultado de uma má implantação (e portanto de uma falta de escoamento por falta de legibilidade da oferta)...

Assim, de uma ponta à outra da cadeia de distribuição, é a capacidade de escoamento que governa, e de forma metafórica, como nas ciências físicas as forças exercidas são multidirecionais: Pois é, se os compradores e os retalhistas querem ter um produto que escoe, o vendedor quer que os compradores e os retalhistas tenham a capacidade de garantir o melhor escoamento possível do seu produto!

Para voltar a utilizar o esquema infra: Se Q=0 é claro que VN=0 e MB=0
Para concluir: O escoamento é a unidade base de interesse seja qual for o ator da distribuição. Uma empresa que faça parte da cadeia de distribuição, quer fornecedor quer distribuidor, central de compras, grossista, ponto de venda, só tem valor se for capaz de fomentar um bom escoamento.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.