Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Lojas de retalho alimentar - a hora chinesa

A semana passada, em deslocação no terreno na região Norte, deparei com uma loja chinesa do retalho alimentar em Coimbra.
Esta loja pareceu-me longe dos padrões preconizados para uma loja alimentar em Portugal, em termos de higiene e de limpeza e de exposição dos produtos. Assim, a minha primeira impressão foi a de uma loja básica em todos os aspetos; a higiene era básica, a iluminação mínima com o benefício de uma zona de entrada muito larga propiciando uma iluminação natural, os próprios equipamentos, murais e gôndolas, tinham prateleiras colocadas todas ao mesmo nível onde era apresentada uma sucessão de produtos heterogéneos. A informação sobre os PVP dos produtos era limitada, com a etiqueta de preço colada no produto como “antigamente”. A zona da caixa de pagamento era constituída por um balcão do tipo das lojas de vestuário.
A loja apresentava um aspeto bastante rudimentar, mesmo em termos de presença de categorias de forte impacto na faturação diária de um minimercado. Por exemplo, não me lembro de ter visto uma zona de produtos refrigerados, para os lacticínios ou as frutas e legumes e, não me lembro de ter visto uma zona de produtos congelados. Todavia, notei uma presença muito forte de frutas e legumes, muitíssimo visíveis e com PVP bastante atrativos, embora a qualidade das frutas e legumes mais baratos fosse baixa. Também apontei a existência de produtos étnicos asiáticos e africanos, com marcas e acondicionamentos que desconheço. Aliás, durante a minha visita a esta loja os clientes que mais lá estavam eram de etnia asiática e africana. Em termos de marcas, vi algumas marcas nacionais e internacionais, as marcas próprias “amanhecer” e “Aro” entre outras, e um conjunto de marcas de primeiro preço desconhecidas.
Afinal não sei se os requisitos legais estavam todos cumpridos, mais sei que visitei uma loja de baixo custo de funcionamento, para uma loja de retalho alimentar independente de rua.
Também não sei quais são os indicadores desta loja, se a faturação é boa e se a atividade é rentável mas, com certeza se Aldi e Lidl são lojas de “Hard discount”, esta loja pertence nitidamente ao segmento “Very Hard Discount”.
RB

2 comentários:

  1. Tem havido uma guerra muito forte em termos de venda de frutas por parte dos chineses aqui na cidade de Coimbra.....lojas sem condições, proprietarios a praticarem dumping descarado nas frutas.....e ninguem fiscaliza isto!

    Mas continuam a abrir lojas, com produtos que por vezes se desconhece a proveniência dos mesmos, e produtos nacionais tb a praticarem dumping.....

    E já que se fala em frutas ..... os vendedores de fruta á beira da estrada ..... que de ambulante só se for o seu carro proprio para se deslocarem ate á sua banca!

    Como é que é possivel alguns deles intalaram-se permanentemente em certos locais?
    Vender todo o tipo de frutas e legumes sem quaisquer tipos de cuidados sejam eles poluição sejam eles de refrigeração!

    " oh querido vamos parar aqui e comprar umas pêras que aqui são melhores que no supermercado! "

    .....e quando vamos a ver é precisamente a mesmo pêra, comprada no mesmo distribuidor que eu compro!

    A diferença é que as minhas não têm aquela fragância a dioxido de carbono e cheiro a borraxa!

    Higiene e Segurança Alimentar e no Trabalho, tb é requesito por esses lados ? " olhe desculpe mas tem uma pedra a mais no pavimento da sua banca, aconselhamos a que a retire, bem como a temperatura ambiente da sua banca nao está muito recomendada, aconselhamos a que seja colocado mais um chapeu de sol "

    Ha tantas regras e normas para uns e tanta benevolência para outros!!!!

    ResponderEliminar
  2. Parece haver muitas coisas a dizer...é verdade que a lei deveria ser igual para todos, em todos os pontos do país....mas segundo o que me dizem os retalhistas do Norte ao Sul, parece que as câmaras municipais aplicam a lei segundo critérios proprios que se sobrepõem à lei nacional? Se for o caso há qualquer coisa de pouco normal.RB

    ResponderEliminar

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.