Inscritos como seguidores do blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Visibilidade não é legibilidade

Nas visitas às lojas, aponto regularmente a diferença que existe entre as palavras visibilidade e legibilidade. Segundo o dicionário da língua portuguesa da Porto Editora,
Visibilidade: Qualidade ou estado do que é visível.
Legibilidade: Caráter do que é legível, nitidez. (Legível: Que se pode ler facilmente)

Portanto, numa loja, o conjunto da oferta pode ser visível e no entanto ser pouco legível. É o caso quando: A definição infeliz do layout separa, corta, desencadeia categorias ou subcategorias de produtos, dificultando assim a facilidade de compra na loja e a compra complementar por impulso;

Não faltam exemplos em todas as seções de uma loja para explicar as falhas na legibilidade das implantações.
Para ilustrar a diferença entre visibilidade e legibilidade, proponho o exercício seguinte.

A imagem que se segue apresenta várias letras, todas elas visíveis… MAS O QUE É QUE ESTÁ ESCRITO?
         
A imagem seguinte apresenta as mesmas letras de forma legível:

É necessário cuidar da legibilidade das vossas implantações.
RB

2 comentários:

  1. Que técnicas podemos usar para aumentar a legibilidade??

    ResponderEliminar
  2. Para tornar uma implantação visível e legível, é preciso:
    Definir o melhor circuito de deslocação dos clientes no Ponto de Venda;
    A boa definição do circuito vai permitir definir o layout que for mais bem adaptado à loja;
    O layout bem definido vai facilitar a distribuição das categorias, que devem ser encadeadas de maneira a potencializar as vendas;
    A implantação dos produtos deve ter em conta o poder de atração das diferentes prateleiras e, o respeito da distribuição das marcas em função da sua tipologia; Produtos da marca dos fornecedores, Produtos da marca do distribuidor e produtos do 1º preço;
    Para completar estes passos, não esquecer os elementos de sinalética; desde a sinalética geral da loja até às respetivas informações dos produtos, etiquetas de preço, e elementos de ILV (informação no lugar de venda)
    RB

    ResponderEliminar

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.