Visibilidade: Qualidade ou estado do que é visível.
Legibilidade: Caráter do que é legível, nitidez. (Legível: Que se
pode ler facilmente)
Portanto,
numa loja, o conjunto da oferta pode ser visível e no entanto ser pouco legível.
É o caso quando: A definição infeliz do layout separa, corta, desencadeia
categorias ou subcategorias de produtos, dificultando assim a facilidade de
compra na loja e a compra complementar por impulso;
Não
faltam exemplos em todas as seções de uma loja para explicar as falhas na
legibilidade das implantações.
Para
ilustrar a diferença entre visibilidade e legibilidade, proponho o exercício
seguinte.
A
imagem que se segue apresenta várias letras, todas elas visíveis… MAS O QUE É
QUE ESTÁ ESCRITO?
É necessário cuidar da
legibilidade das vossas implantações.
RB
Que técnicas podemos usar para aumentar a legibilidade??
ResponderEliminarPara tornar uma implantação visível e legível, é preciso:
ResponderEliminarDefinir o melhor circuito de deslocação dos clientes no Ponto de Venda;
A boa definição do circuito vai permitir definir o layout que for mais bem adaptado à loja;
O layout bem definido vai facilitar a distribuição das categorias, que devem ser encadeadas de maneira a potencializar as vendas;
A implantação dos produtos deve ter em conta o poder de atração das diferentes prateleiras e, o respeito da distribuição das marcas em função da sua tipologia; Produtos da marca dos fornecedores, Produtos da marca do distribuidor e produtos do 1º preço;
Para completar estes passos, não esquecer os elementos de sinalética; desde a sinalética geral da loja até às respetivas informações dos produtos, etiquetas de preço, e elementos de ILV (informação no lugar de venda)
RB